sustentabilidade

O vídeo acima é o resultado, segundo a lente da TV Cultura, do passeio que fizemos no sábado passado em família. Confesso que, para o cidadão comum, dizer que fomos passear de barco no Tietê soa estranho, mas foi uma oportunidade impar para revermos alguns conceitos. O principal foi notar que, embora achemos que temos muito a ensinar para as crianças, o conceito de sustentabilidade cidadã (do seu papel no meio ambiente) já está bem internalizado.

E a ideia era falar com as crianças mesmo. Falar e mais, “educar as crianças hoje para que elas, no futuro, preservem o rio que percorre 22 quilômetros dentro da maior cidade da América Latina”. Por trás disso há um objetivo ambicioso: cuidar do rio a ponto de ele vir a ser um local de lazer assim como acontece hoje com o Sena, em Paris (França). Curiosamente meu filho Enzo, ao fazer post contando do passeio, lembrou justamente do Sena!

O convite para ver a cidade de São Paulo de um ângulo totalmente diferente veio da Rede Ecoblogs e da MAPFRE em parceria com a ONG Instituto Navega São Paulo, uma “viagem” de 1h feita a bordo do Almirante do Lago, barco do Navega São Paulo que nos recebeu logo abaixo do Viaduto do Cebolão e permitiu a todos sentir como seria usar barcos para ir da zona oeste à zona leste da capital – sem ficar parado no trânsito. Sim, após as obras de rebaixamento da calha no rio, a idéia tornou-se viável e foi proposta, mas ainda não há prazo para sair do papel.

O passeio que se mostrou lindo e, em destaque, hora de aprender e perguntar, tanto para crianças quanto para adultos do grupo.

😉

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente que tal experimentar ver o espaço à sua volta com outros olhos, como nós pudemos fazer no passeio de barco pelo Tietê? Com certeza você terá surpresas positivas e encontrará bons motivos para arregaçar as mangas e fazer parte do movimento por um futuro melhor para todos.

P.S. O Barco Almirante do Largo, usado nos passeios, fica estacionado sob o Cebolão, aberto à visitação. A bordo, os visitantes podem ver a exposição do Departamento Hidroviário “O Tietê na Escola”, com maquetes didáticas relativas à hidrovia. A entrada se dá na alça de acesso à Rodovia Castello Branco pela pista expressa. A entrada é gratuita, mas é preciso se inscrever com antecedência pelo telefone 11 3035 2598 begin_of_the_skype_highlighting              11 3035 2598      end_of_the_skype_highlighting begin_of_the_skype_highlighting              11 3035 2598      end_of_the_skype_highlighting e 11 3035 2598. As vagas para cada passeio são limitadas a 150 pessoas, que é a capacidade máxima do barco.

Entrevistas do Enzo e do Giorgio e, em destaque, a hora do aprendizado como monitor do Navega SP. Aula dentro do barco!

Você pode gostar também de ler:
  (Imagem: Gabriel Jabour)  Desde a primeira vez que fui a Brasília, eu
Mora em São Paulo e não sabe ao certo de onde vem a água da
Há alguns dias comentei aqui sobre a postura de se informar sobre a sustentabilidade embutida
Vidro reciclado + açúcar mascavo orgânico: bom é começar o dia com pequenas escolhas conscientes.
Uma das formas de conceituar sustentabilidade é entendê-la como "a capacidade do ser humano interagir
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas