Natura SOU, produtos baseados na sustentabilidade social (por @Teeeetchy)

Recentemente representei o @avidaquer numa visita a fábrica da Natura em Cajamar/SP para conhecer sobre a linha de produtos SOU, visitar a fábrica, conhecer os laboratórios e conversamos com a diretora da unidade de negócios SOU, Fabiana Pellicciari e Tania Savaget da Tátil Design.

A Natura é uma marca que já a muitos anos aposta no conceito do desenvolvimento sustentável, um exemplo disso é a linha Ekos, que se inspira na biodiversidade brasileira para a criação de seus produtos, valorizando o patrimônio natural, das mais variadas comunidades rurais para a conservação das tradições e a biodiversidade.

 

Linha de produtos Natura sou
Linha de produtos Natura SOU

Mas com o passar dos anos a empresa sentiu a necessidade de conversar sobre o tema da sustentabilidade social no contexto cotidiano do homem urbano, que abrange o ser humano como ferramenta principal para a garantia da preservação do planeta, através do desenvolvimento econômico, ambiental e social.

Mas como uma empresa de cosméticos pode fazer isso? Através da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) a Natura sabe qual é o envolvimento e impacto que suas atividades tem sobre todos aqueles com os quais ela se relaciona: seus funcionários e famílias, consultores, clientes, fornecedores, o governo e a comunidade do entorno, entre muitos outros stakeholders.

Pensando em sustentabilidade e consumo a Natura lançou a Linha SOU, que tem a seguinte mensagem: “Pra que eu preciso do que eu não preciso?” esta linha de produtos foi elaborada pensando na redução do consumo de recursos, possui menos ingredients na composição que uma formulação tradicional, sem perder em performance e qualidade, sua embalagem utiliza 70% a menos de plastico que uma embalagem tradicional e 50% a menos e consumo de CO2 que os produtos de mercado.

Este foi um projeto multidisciplinar que levou 3 anos de sua concepção ao lançamento. Para cada equipe foi proposto o desafio de desenvolver um produto com menor impacto ambiental, de qualidade e respeitando os pilares do desenvolvimento sustentável.

O departamento de pesquisa e desenvolvimento criou formulações com menos materias-primas que formulações tradicionais, utilizando processos que reduzissem o uso aquececimento, economizando energia em sua fabricação, todos os SKU’s (variáveis do produto) possuem a mesma direção olfativa, o que difere uma das outras é a percepção enquanto a fragrância para a linha capilar possuem odores mais leves e frescos, os hidratantes possuem odores mais delicados e marcantes.

A embalagem foi desenvolvida em forma de gota, flexível para que se possa usar até o finalzinho, com um conceito eco-sexy, mostrando assim que não é necessário abrir mão da beleza de sua embalagem para um produto ser sustentável.

O transporte e logística também foram pensados, com o desenvolvimento de uma máquina que envasa e lacra os produtos de forma econômica e rápida, numa caixa de transporte com embalagens rígidas cabem em media de 24 a 26 unidades enquanto produtos da linha SOU cabem 50 unidades.

Aí falando tudo isso logo pensamos: “Ok, mais tudo isso tem um custo, certo?” É aí que temos uma boa notícia para os interessados!

Por ser um produto que visa o desenvolvimento sustentável e economizou vários recursos durante o processo, além de tecnológico este produto é altamento acessível para todos os bolsos! O produto mais caro desta linha não chega a R$12,00! Uma boa dica para montar um bom presente de amigo secreto nesse final de ano.

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Christina Santos

Christina Santos, química, com especialidade em pesquisa e desenvolvimento de cosméticos, adora gatos e pipoca e tem grande interesse em meio ambiente, e sustentabilidade corporativa.