A tradição é das coisas mais belas do Natal

Natal Personnalité de Música e Luz-2.bmp
Foto de Silvio Tanaka

Além da tradição, o Natal tem um “sabor” especial para mim nos corais. Não faço parte deste tipo de grupo de cantores desde a infância – sou muito desafinada e, para piorar, tenho uma tessitura de voz curta -, mas ainda me emociono com as canções natalinas. Sou de família alemã, povo que gosta muito das canções, e Gui é de família italiana, outro apaixonado pelos corais tradicionais – já contei que meus sogros são do Coral Italiano de Santa Felicidade em Curitiba, né?

Os corais com músicas natalinas são uma forma de expressar os bons sentimentos, desejos e votos de uma noite feliz, um ano novo de paz e tudo mais que nesta época nossos corações anseiam oferecer para nossos amigos e familiares. Em Curitiba, a cidade do Natal, as apresentações de corais fazem parte do roteiro oficial (da prefeitura, que estimula muito esta vocação local) e nos bairros muitos moradores se reunem para cantar. No Rebouças/Parolim, onde meus pais moram há uns 15 anos, já esperamos que os vizinhos venham cantar em nosso portão nas tardes do dia 24/12.

Eu queria muito mostrar isso para os meninos, mas aqui em Sampa eu não sabia de nenhuma apresentação com este espírito. Aí fomos convidados para ver a tradicional decoração de Natal da agência Trianon do Itaú Personnalité que neste ano tem como tema Natal Personnalité de Música e Luz.  Nem pensei duas vezes, fui lá na semana passada com os meninos para ver o coral adulto de 12 vozes, em apresentações diárias, de 20 em 20 minutos, das 18h às 21h40, com participação especial do coral de quinta a domingo – e se tem crianças na sua família, recomendo o passeio, mesmo que peguem uma chuvinha básica como aconteceu com a gente, porque é lindo e as crianças ficam encantadas. Fiz um video com fotos (sempre lindas!) do Silvio Tanaka – e para homenagear nossos sobrenomes e relembrar que depois de passar dois natais trabalhando no Japão eu aprendi a valorizar mais esta data, usei uma musiquinha infantil em japonês:

[Depois eu soube que há 12 anos a agência faz parte do roteiro de turismo da cidade, num passeio que leva aos mais belos pontos decorados com motivos natalinos da capital paulista com shows são abertos ao público.]

Meus filhos se impressionaram com os detalhes: sinos e notas musicais que enfeitam a fachada da agência, o Papai Noel animado eletronicamente tocando órgão e conduzindo o show (que fica lindo porque todos os movimentos de fala são sincronizados, como podem ver no segundo vídeo que fiz) e, para ganhar de vez os pecorruchos (vimos vários por lá, que nos lembraram o Caio, meu sobrinho carioca, que deve ter visto a decoração no Rio!) dois ursinhos que cantam junto com o coral.

Meu video ficou tosquinho, mas registrou a carinha do Gio quando viu a neve!

E o finalzinho da apresentação:

P.S. Quando eu estava chegando para ver o coral, notei que a decoração da Avenida Paulista estava especialmente bonita. Pesquisei e soube que foi uma parceria do Itaú com a Prefeitura de São Paulo no projeto “Natal Iluminado”, idealizado pelo cenógrafo Juarez Fagundes e produzido pela Playcorp, trazendo o clima do centro antigo para a moderna avenida, ocupando os postes do canteiro central com faixas, guirlandas, iluminação especial, festão em espiral e duendes. Bem paulistano, as mensagens de “Feliz Natal” e “Boas Festas” estão em nove idiomas.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook