entretenimento / social good / sustentabilidade

Árvore do Parque Ibirapuera, Ibirapuera, árvore sustentável, parque sustentável

Vinda de uma cidade onde o Natal é levado super a sério, demorei para me acostumar com a “falta” de entusiasmo natalino em São Paulo. A cidade ferve com os preparativos, mas sempre vi as coisas mais ligadas às compras de presentes e de guloseimas do que com o advento. Lá no sul esta fase é realmente de preparação para os festejos que relembram o nascimento de Jesus.

Neste ano está mais animado e me empolguei para mostrar para os meninos a árvore do Ibirapuera. Com 58 metros de altura (equivalente a um prédio de 20 andares), sendo 8 metros dedicados apenas à estrela no topo (que possui 18 pontas), é um monumento equivalente ao das obras que enfeitam a avenida que fica em frequente ao Parque do Ibirapuera. A decoração é tradicional e lembra as tradicionais árvores de Natal montadas em casa, mas tudo é grandioso neste modelo iluminado com mais de 500 lâmpadas stroble e 264 mil micro-lâmpadas de LED.

Pensaram no consumo e desperdício? Eu também!

Mas descobri que o projeto tem um forte aspecto sustentável e, além da decoração totalmente realizada com materiais 100% reutilizáveis, a árvore irá gerar parte da energia necessária para mantê-la acesa. Foram instaladas placas para a captação de energia solar e aerogeradores para produção de energia eólica. A previsão é de que, com esses recursos, consiga-se que produção de energia suficiente para manter a árvore iluminada por cerca de 5 horas todos os dias, dependendo das condições de incidência de luz solar e vento. E no restante do tempo? Ora, a iluminação será realizada por geradores que utilizarão 100% de Biodiesel.

E na Avenida Paulista tem Natal também. Passamos por lá no domingo e o trânsito lento me impressionou. Deu vontade de estar com o grupo que passeava tranquilo na ciclofaixa de lazer (e que eu, grávida, não posso aproveitar por enquanto) para poder ver com calma a decoração em alguns dos predios e no grande destaque que fica perto do MASP. Eu confesso que acho este papo de neve e outras coisas invernais muito artificiais, mas sempre vale contar para quem curte o folclore em torno do Natal. Como mostro na foto abaixo, a passarela na Paulista tem mais de 50 elementos de proporções gigantescas, do Papai Noel musical aos bonecos de neve, carrossel, roda-gigante, palhaços, ursos e muitos outros brinquedos complementam a decoração, que se movimentam ao ritmo de conhecidas canções natalinas.

Avenida Paulista no Natal, decoração da avenida paulista, avenida paulista no natal

E para quem gosta das canções, no dia 13/12 estréia no auditório do MASP a Cantata de Natal, obra inédita do maestro Amaral Vieira, composta exclusivamente para o Natal Iluminado 2010, executada pelo Coro Voz Ativa, formado por 40 pessoas. No Pateo do Collegio, fundado 25 de janeiro de 1554 e um marco do início da cidade, o projeto Magias e Tradições do Natal, tem um grande presépio, uma árvore de Natal de oito metros e uma encenação da tradicional ceia, com suas histórias reveladas durante o Espetáculo Som e Luz, que acontece diversas vezes, das 20h às 22h.

Uma dica para aproveitar parte dos destaques do Natal 2012 em Sampa é o roteiro do Turismetrô. Serão seis saídas por fim de semana, sendo três em cada dia, aos sábados e domingos, de 08 a 23/12/2012, sempre às 16h, o itinerário incluirá as principais regiões decoradas do Centro e da Avenida Paulista, como o Museu de Arte Sacra e a Praça de Natal. Pela primeira vez, o passeio passará pelo inédito Presépio na Prefeitura de São Paulo e pelo Museu dos Presépios, localizado na Avenida Tiradentes, com mais de 130 conjuntos em seu acervo, com guias bilíngües acompanhando grupos de até 25 pessoas contando curiosidades sobre a cidade e a decoração natalina. Os interessados deverão comparecer com 30 minutos de antecedência ao balcão da atração localizado na Estação Sé e adquirir o bilhete no valor de R$ 9 (equivalente a três bilhetes de metrô). O Turismetrô conta regularmente com outros cinco roteiros: República, Luz, Sé, Paulista e Liberdade. Mais detalhes estão disponíveis pelo telefone (11) 2958-3714 ou pelo site cidadedesaopaulo.com/turismetro.

Gostou? Visitou outras apresentações ou pontos natalinos que merecem a dica para que outras famílias aproveitem? Conte aqui nos comentários para podermos compartilhar!

🙂

P.S. Minha avó materna fazia presépios famosos em sua cidade e quando vejo um roteiro de presépios lembro dela. Quem curte pode aproveitar este guia.

Posts relacionados

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas