Nada melhor do que não fazer nada, só pra deitar e rolar, com você #100coisas



passeios em familia no verão samegui - todos os direitos reservados

Adoro quando a primavera chega. Mais do que as flores e a natureza que se reanima com toda força, temos mais chances de descansar porque fica mais quente, mas ainda temos aquele frescor em certos momentos do dia, criando momentos nos quais naturalmente desejamos “não fazer nada”.

Neste final de semana estivemos no clube e depois de brincadeiras na piscina (com direito a todos os tobogãs funcionando), descansamos um pouco lanchando num local que fica perto dos parquinhos e das churrasqueiras. Em pouco tempo bateu a preguiça e relembramos um ritual todo nosso, que fazemos desde tão pequenos que nem sei quando começou e tem feito parte da “educação informal” que damos aos meninos. Trata-se de “não fazer nada”. Sério, simples assim.

“Nada melhor do que não fazer nada… só pra deitar e rolar, com você”
(Rita Lee) 

Pode ser na cama, no sofá, na rede ou na grama do clube… o que importa é deitar confortavelmente, olhar pro alto (se puder ser para o céu azul, com as folhas das árvores se mexendo, melhor) e não fazer mais nada. Minha intenção era ensinar aos meninos que descansar o corpo e esvaziar a mente faz parte de uma rotina saudável, mas, acima de tudo, que eles podiam ser felizes sem nada para ter ou fazer. Sem brinquedos, sem pessoas em volta, sem TV ligada, sem gadgets ou joguinhos, apenas sendo eles mesmos, respirando e vivendo plenamente sua interioridade.

Este “exercício” parece fácil, mas é super exigente. A gente precisa se desligar das preocupações, das falas internas, da ansiedade de sair e fazer as obrigações, sendo capaz de aproveitar aquele momento único no qual o serzinho que amamos está ali ao nosso lado só para curtir, justamente, “estar ao nosso lado”. E para as crianças é uma chance de nos ver como iguais, nus de responsabilidades e de hierarquias, simplesmente aproveitando o momento.

nada melhor do que não fazer nada só pra deitar e rolar com você

Em especial para meu filho mais velho, Enzo, este sempre foi um momento único, uma coisa muito nossa, ficarmos juntos por uns minutos, às vezes só olhando a luz dos carros que entra pela janela do quarto ou as pás do ventilador no teto girando calmamente. Não é raro que depois de alguns minutos ele comece a conversar comigo e a contar de situações cotidianas, de sonhos futuros e de projetos mirabolantes. O nada transforma-se rapidamente em tudo, como no desenho que ele fez para ilustrar este post, que começou com o céu e acabou contemplando nós dois deitados na grama.

:-)

Vocês já experimentaram algo assim? Ou têm outro ritual mágico que fazem sempre em família? Compartilhe com a gente!

Royal e AVidaQuer 100 coisas para fazer com seus filhos antes que eles cresçam

Post da série na qual, por 20 semanas, brincaremos fazendo atividades propostas com o mote “100 coisas para fazer com seu filho antes que ele cresça“.
Acompanhe a série no @avidaquer @blogcoisademae @dica_de_mae @pontecialtweet @RoLippi e @cozinhapequena e na fanpage da Gelatina Royal que nos convidou para brincar!

Google+ Comments

Tags: #100coisas, #100coisas Cápsula do Tempo #100coisas, 100 coisas para fazer com seu filho antes que ele cresça, @avidaquer, @blogcoisademae

Comente, compartilhe! ;)

Deixe uma resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.