destaque / empreendedorismo / entretenimento

musica-e-produtividade-no-trabalho

A música, que está presente no dia a dia da maioria das pessoas. Ela desperta emoções, anima, entristece, relaxa, e também pode ajudar a tornar o trabalho mais produtivo. Ao escutar uma canção, o cérebro libera dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, mas para ter maior eficácia, estudos mostram que para cada tarefa profissional executada um estilo de som é o ideal.

“A música é ao mesmo tempo a mais soberana e a mais viva de todas as artes”
Susan Sontag, escritora e crítica de arte

Ok, mas no título dizia que a música aumenta a produtividade no trabalho.

Será?

Ouvir música durante o trabalho ajuda a produzir mais (e melhor)?

Auxilia no desenvolvimento de atividades mais criativas?

A playlist para dar um “gás na produtividade” se sustenta em pilares científicos?

Algumas das respostas estão nas dicas da especialista do Bananas Music Branding, empresa que oferece serviços de posicionamento de marca por meio da música, Juli Baldi:

Para tarefas simples, escolha músicas que você já conhece (e goste).

Assim como atletas profissionais usam o poder das batidas sonoras para aumentar o grau de concentração e dar um gás na motivação, você também pode fazer isso na cadeira em frente ao computador. Pesquisas mostram que a performance melhora muito ao ouvir músicas conhecidas enquanto o cérebro desempenha funções “simples” ou monótonas.

A tarefa envolve aprendizado? Diga adeus para as músicas com letras complexas.

Letras podem ser extremamente conflitantes pro seu cérebro se ele precisar se concentrar em duas coisas ao mesmo tempo. Um experimento recente mostrou que estudantes que ouviram música instrumental durante uma bateria de exames se saíram melhor em comparação com a galera submetida a audições de músicas líricas.

Sons da natureza influenciam sua “noção de organização”.

Barulhos primitivos, como sons de cachoeiras, pingos de chuva e florestas, podem situar sua mente no ambiente com mais assertividade. A comprovação veio por meio desse estudo, que chegou à conclusão que eles são incríveis na hora de te manter imerso em tarefas mais complexas.

 

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas