Música de Brinquedo para o Pequeno Cidadão

O sonho dos pais é poder ficar mais tempo com os filhos, não é mesmo? E se além de ficar com eles, aproveitando um tempo de qualidade juntos, a gente pudesse criar e se divertir dentro do universo infantil? Seria o melhor dos mundos! Pois alguns músicos brasileiros estão realizando esta proeza e mostrando para nós, pais, que criar com os filhos não é um sonho impossível.

Dois CDs lançados em 2010 já são os mais ouvidos e comentados em blogs maternos e valem nosso review: Música de Brinquedo, da banda mineira Pato Fu, e Pequeno Cidadão, dos músicos Arnaldo Antunes, Edgard Scandurra (ex-Ira!), Taciana Barros (ex-Gang 90) e Antonio Pinto (compositor de trilhas sonoras de filmes) e seus filhotes. Em “Pequeno Cidadão“, lançado em meados de maio, uma profusão de temas que envolvia o cotidiano das famílias amigas, primeiro pela música (eles foram ícones do rock nacional nos anos 1980), depois pela convivência quando os filhos menores estavam todos matriculados na mesma escola. Eles contam que se reuniam em festas e tocavam juntos, até que um dia resolveram gravar as canções que já tinham feito para os os filhos. E nelas ouvimos o que tem tudo a ver com o dia a dia de quem tem filhos, com “tudo que uma criança precisa saber para ser realmente, um belo pequeno cidadão”: amor, chupeta, futebol, animais, divertimento e emoção.

E a banda ícone dos moderninhos alternativos do final dos anos 1990, Pato Fu, conseguiu ser ainda mais inovadora na participação infantil (de seus filhotes também, o que é lindo), trazendo não só as crianças para as canções, mas também seus instrumentos musicais. “Música de Brinquedo”, lançado em meados de setembro, foi todo gravado com brinquedos musicais, criando um clima infantil para músicas mais do que conhecidas do público (adulto), como Live and Let Die (Paul McCartney). Sem inovar nos arranjos (o que causa ainda mais empatia para o ouvinte), arrasa nos vocais infantis e na inusitada apresentação de brinquedos iguais aos que temos (e tivemos) em casa fazendo música de verdade.

Vi uma matéria que sugeria que dá para arriscar as músicas em casa, com as crianças. “Para mostrar como funciona uma banda de iPads na prática, o G1 convidou o Pato Fu para um desafio: tocar no iPad uma de suas músicas. Uma proposta à altura do projeto que a banda mineira lançou no ano passado: o elogiado CD “Música de brinquedo”, com várias covers tocadas em instrumentos infantis. Cada um dos tablets testados tinha uma série de aplicativos, pagos e gratuitos, que reproduziam a interface de um instrumento musical – as teclas de um teclado ou as peças e pratos de uma bateria, por exemplo. “O futuro da música pode estar aqui”, comentou a vocalista Fernanda Takai.”

Que tal arriscar esta brincadeira aí com suas crianças neste final de semana? E não deixe de contar para a gente depois como foi!

P.S. Post originalmente publicado no Mãe com filhos.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook