cultura web

Todo mundo já quis ser jogador de futebol, modelo famosa ou rock star… numa second life, a digital, a gente pode brincar disso tudo – e um pouco mais. O que para nós era uma brincadeira – eu já tive bandinha de garagem, assim como fiz faculdade com uma turma que amava RPG – hoje é uma experiência sensorial no mundo virtual.

"Eu também testei: brinquei muito com The Cure"

Percebo estas experiências quase profissionais vendo meus filhos, #aos8 e #aos11, jogarem os social games do Facebook. E no meio das férias de julho eu recebi do Beto Largman (@largman, do Feira Moderna) e Alexandre Inagaki (@inagaki, do Pensar Enlouquece) um convite que caiu como uma luva para estes meninos que adoram ver Uma banda lá em casa e Peter Punk, sempre se imaginando na trilha do sucesso do rock. Eram senhas para testar, antes do lançamento oficial, o jogo Music City, que, além do modelo que eles gostam (com avatar, cidade, troca de presentes com outros jogadores da sua rede) tem uma parceria com iMusica que, num primeiro momento, disponibiliza os principais artistas e selos independentes do Brasil e do mundo, através do site de downloads Coolnex.

E como funciona?

O jogo se dá em torno do desenvolvimento da carreira musical de um intérprete virtual (um avatar do usuário). O jogador pode customizar tudo na carreira musical do seu avatar: desde as roupas, o “set” de músicas que vai interpretar, até as coreografias, os instrumentos e os equipamentos de palco. Ao longo do jogo, o usuário interage com seus amigos no Facebook comparando, ajudando ou mesmo competindo para ver quem monta a performance mais elaborada ou engraçada. Há diversas possibilidades para o jogador usar a sua criatividade enquanto avança do estágio de músico desconhecido até o de superastro pop que terá seu clímax nos palcos dos grandes festivais.

Curtiu?

Para contar parte disso – e muito mais – um evento reuniu, em São Paulo e no Rio, blogueiros ligados à cultura web. Eu só pude ir no finalzinho, mas a Nadja Pereira foi como representante do @avidaquer e no texto abaixo conta do que ouviu e dos testes que fez ao brincar com o jogo no Facebook.

"No lançamento do social game Music City #aos11 com Antônio Santos, Alexandre e Beto Largman."

Toda vez que nós gostamos de uma música, fechar os olhos, cantar e se imaginar em um palco é a primeira reação certo? Mas que tal transpor isso pra realidade no facebook e exercitar o nosso lado rockstar? É essa a proposta do Music City criado pela Gazeus Games. A empresa responsável por sucessos como o Truco tem o objetivo de levar entretenimento aos usuários do facebook e brincar com a ideia de ser o rockstar entre os nossos amigos.

Como todo game, o Music City tem etapas a serem vencidas e assim nos tornarmos mais famosos e importantes no cenário musical. No jogo, nós temos que começar do zero, assim como nossos músicos prediletos que iniciaram a carreira deles nos metrôs da vida para ganhar alguns trocados. O Music City nos faz viajar diante da historia de cada banda, da primeira guitarra, do primeiro amplificador e celebrar cada pequena vitória até chegar ao grande sucesso.

O catalogo de músicas está disponível por enquanto para todo o Brasil e os participantes podem ainda ter vantagens nas lojas do imusica.com e da Camiseteria para compor mais elementos que nos tornam mais parecidos com os nossos ídolos. E aí? Vamos aguçar o nosso rock star adormecido? Entra lá e comece a jogar! Depois conta pra gente quando começar a dar autógrafos. 😉

Nadja Pereira (@nadjapereirads) tem 28 anos, é jornalista freelancer e analista de mídias sociais. Não vive sem internet, facebook e música!

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas