entretenimento

Numa época em que o mundo árabe é visto internacionalmente como um organismo único e relacionado apenas à intolerância e a violência (como na War against Terror noticiada nos canais de notícias norte-americanas que vejo na TV a cabo), a Caixa Cultural oferece uma chance de conhecermos outra face desta cultura. Em parte conhecido pelos brasileiros devido à imigração sírio-libanesa, o mundo árabe é tão diverso quanto os 23 países que o compõem. Os aspectos culturais e sua grande contribuição ao Ocidente estão na exposição inédita “Imagens e Paisagens do Mundo Árabe e o Brasil de Aziz Ab’Saber” na Caixa Cultural (Praça da sé, 111, São Paulo, SP) em cartaz até 18 de janeiro de 2009 e com entrada franca.

A mostra é realizada pelo Instituto da Cultura Árabe (ICArabe), com curadoria do Professor Aziz Ab´Saber e é composta por duas partes. São fotografias vindas do Institut du Monde Arabe (IMA), de Paris, que nos dão a oportunidade de conhecer aspectos da Cultura e do Mundo Árabe a partir da diversidade dos países que dele fazem parte, com elementos desconhecidos do público em geral, como as paisagens, as cidades, a população e alguns legados históricos como a contribuição dos árabes para a ciência, que tanto influenciaram o Ocidente. Para quem não lembra, nestas contribuições estão avanços no campo da matemática, da medicina, da química entre outros, que tanto influenciaram o desenvolvimento da ciência moderna e contemporânea.

Festas sazonais no Marrocos

Festas sazonais no Marrocos

Conhecido exatamente por sua atuação como cientista, o Professor Aziz Ab’Saber (geógrafo e Professor Emérito da USP) fez viagens por diferentes países árabes das quais trouxe fotografias, que são aqui apresentadas junto com as de suas viagens pelo Brasil em diversas épocas, fazendo uma comparação com as paisagens árabes.

O olhar desse respeitado estudioso e sua visão sobre alguns aspectos do Mundo Árabe traz também nossa reflexão pessoal das peculiaridades de relevo e geografia destes países, comparando-os aos do Brasil, mostrando também do ponto de vista geográfico as relações entre o Brasil e aquela região. A Mostra destaca ainda a proximidade e as influências desta cultura na própria formação da cultura brasileira, já que inúmeros imigrantes de origem árabe contribuíram para formação da Sociedade Brasileira, do final do século XIX até os dias de hoje.


P.S. Pesquisando imagens do Professor, achei este vídeo do Roda Viva na época da ECO92.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas