Mobilização 10 10 10 – Dia Global de Soluções Climáticas

Neste domingo pela manhã o Twitter trazia muitas brincadeiras sobre o 10.10.10 e o fato do dia de hoje ser “numerologicamente” especial. À parte brincadeiras e superstições (nada aconteceu, felizmente, às 10h10 da manhã como alguns sugeriram!), há quem aproveite o hype para levantar questões importantes e que, de fato, são significativas para nosso futuro.

Uma delas é o movimento 10 10 10 – Dia Global de Soluções Climáticas que terá espaço hoje no festival SWU. Segundo me informou a equipe da Matilha Cultural, hoje à noite o espaço será palco de um show extra promovido pela ONG 350.org:

O dia 10 /10/10 é simbólico porque vai concentrar ações sociais de mobilização pelo clima em todo o planeta. A coordenação global dessa iniciativa é da 350.org, uma campanha internacional que visa unir o mundo em torno de soluções para a crise climática. A base de trabalho da entidade é o número 350 partes por milhão de CO2, considerado pelos cientistas o limite da segurança climática; uma vez ultrapassado esse limite, os danos causados pelo aquecimento global vão se agravar. Em outubro de 2009, a 350.org coordenou 5200 marchas e ações simultâneas em 181 países e para este ano, concentrou todas as manifestações no dia 10/10/10.

As manifestações já aconteceram em outras terras, como podem ver nas imagens:

Dancing in Geneva! On the Plaine de Plainpalais in Geneva, Switzerland, local organisers put together a beautiful synchronised dance for 350.
Genebra, Suiça

Climate Refugees Will be a Major Feature of this Century
Kutubdia, Bangladesh

A parachute to climate safety In Villena, Spain local organisers painted a big parachute to symbolise the need to stop climate change - before we need the parachute.
Villena, Espanha
Izmir, Turkey is a special place for us We've spent weeks in the area doing workshops for organizers from across Central Asia.
Izmir, Turquia

P.S. A intervenção no SWU marca ainda o encerramento do Setembro Verde, uma programação cultural e um circuito de entretenimento com temas relacionados a mudanças climáticas e consumo responsável que aconteceu durante o mês de setembro e reuniu mais de 50 atrações na Matilha e em cerca de 20 espaços da cidade de São Paulo. Como aconteceu com este blog, a 350.org e Matilha Cultural foram  parceiros do SWU, participando da conscientização pelo planeta com conteúdo, ativismo, divulgação e cota de ingressos para o festival. 😉

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook