destaque / mobilidade

traffic-332857_640

As inscrições fecham nesta semana (dia 15/07), mas só agora soube do Mobifilm – 1º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança Viária.

Os números são eloqüentes: 1.3 milhões de mortos e 50 milhões de inválidos em acidentes de trânsito no mundo a cada ano. A ONU proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito.

Pelo que soube, o objetivo do festival é estimular a população a refletir sobre os problemas de mobilidade urbana e o Mobilfilm pretende expor a produção audiovisual sobre o assunto e com isso contribuir para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Como defendem os organizadores do evento em seu site:

Temos medo de andar pela cidade. Esta é a triste realidade constatada em pesquisa recente da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o bem-estar em seus 34 países-membros. Este fenômeno, no entanto, é mundial. A associação entre insegurança e espaço público é hoje uma incômoda novidade. O que houve para que perdêssemos parte do prazer de caminhar por nossas cidades?

O medo venceu o prazer. Andar, pedalar, se deslocar pela cidade tornou-se um desafio em tempos de violência. O grande responsável por isso é o modelo de mobilidade implantado no país, acrescido da omissão ou ineficácia de nossa legislação sobre trânsito. Discutir a mobilidade é imperativo para encontrarmos saídas para esse drama nacional.

fire-1045906_640

O evento será realizado nos dias 12, 13 e 14 de agosto no Centro Cultural São Paulo. No primeiro dia haverá dois destaques internacionais: Nabil Bonduki, Paulo Saldiva e Alberto Epifani vão discutir mobilidade, enquanto Jilmar Tatto e Pere Navarro Olivella vão debater a violência no trânsito.

As sessões de cinema, com filmes em diversos formatos e origens selecionados pela curadoria do Mobifilm, ocuparão os dois dias restantes. Serão exibidos cerca de 100 filmes em sessões contínuas em 13 e 14 de agosto. As inscrições para o Mobilfilm vão até 30 de junho. Há oito categorias: animações; vídeo-cidadão; escolares; universitários; TVs; independentes; oficiais; publicidade. Haverá um vencedor em cada categoria e um grande vencedor final. Para saber mais acesse o site da Mobifilm.

As sessões serão realizadas das 14h às 22h de sábado e das 14 às 17h de domingo nas salas Paulo Emílio e Lima Barreto do Centro Cultural. A seguir haverá a festa de encerramento e a premiação dos vencedores. Cada vencedor ganhará um troféu e uma bicicleta. O grande vencedor levará um veículo elétrico.

unnamed-2

Ainda dá tempo: envie seu vídeo até o dia 15 de julho de 2016. Saiba mais aqui.

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas