destaque / mobilidade

traffic-332857_640

As inscrições fecham nesta semana (dia 15/07), mas só agora soube do Mobifilm – 1º Festival Brasileiro de Filmes sobre Mobilidade e Segurança Viária.

Os números são eloqüentes: 1.3 milhões de mortos e 50 milhões de inválidos em acidentes de trânsito no mundo a cada ano. A ONU proclamou o período de 2011 a 2020 como a Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito.

Pelo que soube, o objetivo do festival é estimular a população a refletir sobre os problemas de mobilidade urbana e o Mobilfilm pretende expor a produção audiovisual sobre o assunto e com isso contribuir para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida nas cidades.

Como defendem os organizadores do evento em seu site:

Temos medo de andar pela cidade. Esta é a triste realidade constatada em pesquisa recente da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre o bem-estar em seus 34 países-membros. Este fenômeno, no entanto, é mundial. A associação entre insegurança e espaço público é hoje uma incômoda novidade. O que houve para que perdêssemos parte do prazer de caminhar por nossas cidades?

O medo venceu o prazer. Andar, pedalar, se deslocar pela cidade tornou-se um desafio em tempos de violência. O grande responsável por isso é o modelo de mobilidade implantado no país, acrescido da omissão ou ineficácia de nossa legislação sobre trânsito. Discutir a mobilidade é imperativo para encontrarmos saídas para esse drama nacional.

fire-1045906_640

O evento será realizado nos dias 12, 13 e 14 de agosto no Centro Cultural São Paulo. No primeiro dia haverá dois destaques internacionais: Nabil Bonduki, Paulo Saldiva e Alberto Epifani vão discutir mobilidade, enquanto Jilmar Tatto e Pere Navarro Olivella vão debater a violência no trânsito.

As sessões de cinema, com filmes em diversos formatos e origens selecionados pela curadoria do Mobifilm, ocuparão os dois dias restantes. Serão exibidos cerca de 100 filmes em sessões contínuas em 13 e 14 de agosto. As inscrições para o Mobilfilm vão até 30 de junho. Há oito categorias: animações; vídeo-cidadão; escolares; universitários; TVs; independentes; oficiais; publicidade. Haverá um vencedor em cada categoria e um grande vencedor final. Para saber mais acesse o site da Mobifilm.

As sessões serão realizadas das 14h às 22h de sábado e das 14 às 17h de domingo nas salas Paulo Emílio e Lima Barreto do Centro Cultural. A seguir haverá a festa de encerramento e a premiação dos vencedores. Cada vencedor ganhará um troféu e uma bicicleta. O grande vencedor levará um veículo elétrico.

unnamed-2

Ainda dá tempo: envie seu vídeo até o dia 15 de julho de 2016. Saiba mais aqui.


Estatísticas