mãe / social good

Como fazer a internet mais segura? A luta em busca de um espaço democrático na web e ao mesmo tempo seguro para as famílias é uma utopia?

Acredito que não, muito embora as histórias que ouvi ontem em uma reunião com representantes do Ministério Público, da ONG SaferNet e blogueiros tenham me feito tremer nas bases. O encontro, promovido pela Rede Globo (leia-se Luis Erlanger) em São Paulo com curadoria dos convidados feita por @bitesweb, foi uma oportunidade de nos conhecermos e de começarmos a pensar na possibilidade de unirmos forças para conscientização da “gravidade do mau uso” da web por crianças e adolescentes.

segurança na web e cibercrimes discutidos entre blogueiros, Ministério Público e SaferNet na Rede Globo SP

Estiveram presentes, representando os blogs a convite de @bitesweb, @rodrigoteb @paulolima @cybelemeyer @helton @gemaria_ser @paty_assis @renataruiz (e eu, mas não tem uma foto minha!)

O tema já foi tão comentando aqui no blog que o próprio representante da SaferNet me reconheceu quando me viu e falei meu nome. Posts como Privacidade X Segurança na Internet – um equilíbrio possível?, Cuide de sua senha, ela é sua identidade digital e Navegar (com segurança) é preciso! A educação no uso ético das redes sociais são alguns dos que produzi recentemente sobre o tema e que citavam a SaferNet. Como eu, outros blogueiros já tinham uma participação ativa, reproduzindo conteúdo da ONG (que tem ótimo material para quem se interessa) ou apenas acompanhando casos de pedofilia, ciberbullying e outros crimes na web.

safer net e ministerio publico explicam onde e como denunciar crimes da web

As representantes do Ministério Público, Neide M.C. Cardoso de Oliveira e Priscila Costa Schreiner ao lado de Rodrigo Nejm, da SaferNet.

Ouvimos tanta coisa que estamos elaborando uma compilação de ideias sobre a forma como os blogs podem ajudar as instituições a coibir ou ao menos reduzir problemas de segurança na web como ciberbullying, aliciamento infantil, racismo, pornografia infantil, uso inadequado de redes sociais. Para começar eu,  @bitesweb, @rodrigoteb @paulolima @cybelemeyer @helton @gemaria_ser @paty_assis @renataruiz nos comprometemos em fazer uma doação online de espaço em nossos blogs para divulgar as cartilhas da SaferNet, criando uma página para que nossos leitores possam se informar e indicar para outros de suas redes saberem mais sobre segurança na web.

E se você que está me lendo tem uma sugestão, é nosso convidado a pensar junto, agir junto, não só opinar nos comentários, mas se tornar um agente de mudança desta realidade que coloca a todos em risco. Ah, você acha que não está correndo risco? Pense bem: depois de ver algumas campanhas da série “think before you post” e saber que foi (é?) moda postar fotos íntimas ou filmes de casais em momentos íntimos entre jovens de 11 a 13 anos, passei a achar que temos que nos mexer e ajudar na autorregulamentação da web – e já!

Veja os vídeos e me diga se não são tristemente reais e impactantes!

Sua foto pode ser vista por quem você não quer

E ficar por muito tempo nas mãos erradas

Muitos pais, infelizmente, ainda são como a mãe do Klaus e da Anna

Você pode gostar também de ler:
Frequentemente recebo de amigos notícias ligadas ao empreendedorismo jovem. Muitos me mandam com algum recadinho
Taí um encontro que eu adoraria ter presenciado - e espero que um dia a
"O que vai mudar é que o professor que despeja automaticamente os conteúdos será mesmo
"Promover a diversidade significa construir relações de qualidade com pessoas diferentes, sem discriminação, compreendendo as
Li há alguns dias dados de uma pesquisa que mostrava que mais de 50% dos
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas