Destaque Mãe / entretenimento / Passeios
Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira

Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira por Sesc em São Paulo, no Flickr

Comentei que visitamos os avós no começo das férias de julho, né? Primos e avós reunidos trazem lembranças de brincadeiras antigas e muita conversa sobre as novas experiências das crianças, além de proporcionar uma troca cultural e história fora de série.

Na volta da viagem soube da exposição Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira que está no SESC Pompeia desde o dia 09/07 e fica em exibição atee 02/02/2014. Parte das celebrações dos 30 anos da unidade, a mostra revela como a criança se relaciona com o brinquedo e e reune mais de seis mil brinquedos artesanais e industriais, entre eles fogões de brinquedo e carrinhos, passando por inusitados objetos que vão dos exemplares que remetem à infância das gerações da década de 30 até os mais raros, como uma boneca grega do século V a.C, feita de barro.

Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira

Mais de Mil Brinquedos para a Criança Brasileira por Sesc em São Paulo, no Flickr

Além de conferir os brinquedos, a exposição, que tem curadoria de Renata Meireles e Gandhy Piorski, permite ao visitante acompanhar as etapas do processo produtivo industrial em uma das seções da exposição.

Nós pretendemos ir lá ver neste final de semana.

O Sesc Pompeia fica na rua Clélia, 93, Água Branca, São Paulo, SP. Telefone (11) 3871-7700. Abre de terça a domingo, incluindo feriados, das 10h às 19h.

Casa das Caldeiras

Casa das Caldeiras por Andréia Reis, no Flickr

E para quem for até lá, um pouco antes, na mesma rua, tem mais atividade para as famílias nestas férias. Aos domingos na Casa das Caldeiras (uma fábrica de alvenaria de tijolos dos anos 20, que servia como geradora de energia para as antigas Indústrias Matarazzo), há uma área reservada especialmente para as crianças com lápis, papéis e livros. Na verdade há uma programação cultural gratuita que toma conta do espaço, entre baladas, apresentações musicais e oficinas infantis.

“A Casa das Caldeiras foi tombada como patrimônio histórico em 1986 pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Restaurada e revitalizada em 1999, teve início um novo modelo de ocupação que se concretizou em 2008 com a criação da ACCC (Associação Cultural Casa das Caldeiras). Todas as atrações que tomam o chão da fábrica têm a ver com desenvolvimento humano e a cidadania.”

Neste domingo tem “Tempo Forte – Ocupação nas Caldeiras”, apresentação dos processos criativos de artistas residentes, com música e intervenções, e monitoria para crianças sobre a história da fábrica. E no dia 28/07, For Fun Pary (Hip Hop Culturas Urbanas), transformando o local num ponto de encontro para quem quer dançar, aprender e interagir com as mais diversas modalidades de culturas urbanas, com Grafite (Live Painting) e a tradicional monitoria para crianças sobre a história da fábrica.

A Casa das Caldeiras fica na av. Francisco Matarazzo, 2000 – Barra Funda, São Paulo, SP. Telefone (11) 3873-6696.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas