Meme: que em 2008 você mude o mundo

No primeiro post do ano a Simone criou um meme que diz: Que em 2008 você mude o mundo. As imagens que ela lista no post, e eu já tinha visto na blogosfera, são lindas e inspiradoras. A Beta também já falou sobre o tema.

Estive pensando nas sugestões das imagens. Elas dizem Que em 2008 você:

  • use menos papel: eu uso cada dia menos, só para o que é imprescindível, pois sou muito virtual… mas meu filho Enzo “gasta” muito papel porque desenha compulsivamente. Preciso ensiná-lo a desenhar apenas no computador? Será certo? O uso do papel reciclado pode ser um paliativo neste caso.
  • consuma orgânicos: eu tento, como muita gente deve tentar, mas os orgânicos são muito caros. Em Curitiba, quando os meninos eram bebês, eu frequentava uma feira de orgânicos que funcionava no Passeio Público aos sábados de manhã. Aqui descobri que tem uma similar no estacionamento do Mercado Municipal (que chamam Mercadão, ou da Cantareira), pertinho da famosa 25 de março. Já fui lá e desanimei, continuo com minha feira na rua de trás.
  • deixe o carro em casa: isso eu faço. Não sei se é porque demorei para tirar carta ou uma coisa minha mesmo, mas podendo ir a pé, vou. Gui tem o mesmo jeito e os meninos acostumaram. Se vamos ao centro preferimos o transporte coletivo (metrô ou ônibus mesmo) e é ótimo. Neste ano, como a escola fica a 500m de casa, nada de perua ou carro, vamos e voltamos a pé, conversando e brincando. E para ajudar trocamos o carro por um bicombustível, o alcool como combustível é uma alternativa mais ecológica.
  • consuma menos carne: apesar do que falei outro dia aqui, tenho consumido cada dia menos carne. Os meninos, que almoçam só comigo, adotam a mesma dieta, com grãos integrais e saladas, raramente com carne -de qualquer tipo – como acompanhamento.
  • apague a luz: usamos lâmpadas frias e adotei o sistema de filtros de linha nos equipamentos que ficavam em stand by (TV, dvd, microondas, som, computadores) para lembrar de desligar de verdade quando não estão sendo usados.
  • utilize menos sacolas plásticas: preciso adotar a estratégia da Ana Claudia do Futuro do Presente, que contou que está usando as cestinhas desmontáveis de brinquedos dos filhos para as compras. Mas tenho várias sacolas de pano ou lona e uso-as sempre que posso. Nisto ainda preciso de uma estratégia mais familiar… mas chego lá.
  • economize água: estou conseguindo lavar louça sem deixar a torneira escorrendo, juntar mais roupa para lavar e não lavo o carro ou calçada, porque moro em apartamento. Mas ainda esqueço os meninos no banho… preciso me policiar e deixar o Giorgio usar mais sua bacia de plástico favorita quando quer demorar no banho ao invés de esquecer o chuveiro ligado. Outra decisão que tomei foi comprar um bom filtro e deixar de comprar os galões de água mineral, porque eles poluem muito até chegar em minha casa.

Minha promessa pessoal é começar a levar o lixo para os locais de reciclagem e, coisa que desejo há anos, procurar ajudar as cooperativas de catadores de lixo, porque no fundo eles é que estão conseguindo fazer milagres na reciclagem do nosso país. Para quem ainda não pensou nesta parcela da população, deixo um desafio: veja-os, quando passar por seus carrinhos no trânsito ou eles estiverem de frente à janela do seu lar, como os trabalhadores que são e perceba como a sociedade pode trabalhar para lhes conferir dignidade e retribuir o trabalho que eles fazem, o de recolher os resíduos que para nós já são indesejados. Não vou passar os memes para frente, mas deixo o convite em aberto para todos que desejarem fazer suas promessas para 2008 por um mundo melhor.

P.S. A propósito da necessidade de mudarmos para melhorar a vida no planeta, Tonobohn faz pensar sobre Quem lucra com o aquecimento global.



Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.