Medicina preventiva pertinho da sua casa #saudemaisperto

A saúde está mais perto de você

Em duas fases de minha vida eu fui muito ao médico. Se você “chutou” que foi nas gestações e pós-parto, acertou. Na primeira vez fiz pré-Natal no Japão e lá usava o Kokumin Kenkou Hoken (seguro nacional de saúde), o que me ensinou muito sobre o valor de recorrer aos serviços públicos que estão próximos de casa. Na volta e durante o pré-Natal do segundo filho, mesmo tendo meu médico de confiança, eu recorri muito à unidade de saúde que ficava a uma quadra do meu apartamento em Curitiba. Um programa público de saúde funcionava tão bem que eu, que conhecia de perto porque uma vizinha era funcionária do posto, acostumei a fazer quase tudo por lá, evitando as saídas distantes que são tão cansativas para as grávidas.

Como eu naquela época, no geral quem precisa de atendimento médico necessita também de alguma facilidade. Por isso eu gostei muito da campanha que o Ministério da Saúde lançou e que está sendo divulgada com a hashtag #saudemaisperto. Na campanha Rede Saúde Mais Perto de Você (que antes era chamada de Rede de Atenção Básica) há ampla divulgação das funções das UBS (Unidades Básicas de Saúde) objetivando mostrar para a população a importância de contar com essas unidades para a realização de exames, consultas, etc.

Sabem aqueles exames de sangue feitos em jejum ou os de urina, coisas assim, que são chatinhas, mas não exigem hospital? Eram estes que eu fazia na unidade de saúde da vizinhança, poupando meu tempo para ir e vir (na hora do exame e ao buscar os resultados) com a mesma segurança que teria num hospital. Isso porque hospital (e sei disso, minha irmã e meus primos atuam em hospitais públicos) é o lugar para onde somos enviados quando é necessário um aprofundamento.

E estas unidades menores, como as que a atriz Ingrid Guimarães mostra no vídeo, permitem a aproximação e a visão do quadro geral do paciente, o que é fundamental para a saúde preventiva. E não se trata apenas da sua saúde, é uma questão ligada à comunidade. A atenção básica é o importante pilar da saúde que trata da promoção da saúde e da prevenção de doenças, graças a um acompanhamento próximo e periódico da saúde de certa comunidade.

Tão importante quanto tomarmos conhecimento da rede, é fazer com que a população utilize seus serviços.

Faça sua parte: divulgue na sua rede online e offline estas novidades ligadas à saúde preventiva.

E para saber mais, vale curtir a FanPage do Ministério da Saúde que tem atualizações frequentes sobre os serviços prestados à comunidade.

Este post é um publieditorial. Este aviso mostra o comprometimento e transparência deste blog com o leitor.
Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook