Media On 2009 – ou Como o jornalismo de qualidade pode sobreviver e prosperar na era da internet

mediaon

Começa hoje o 3° MediaOn 2009, o famoso Seminário Internacional de Jornalismo Online.  Estou inscrita para a quarta e a quinta e hoje pretendo acompanhar via web a abertura (só para convidados) que terá Joshua Benton, jornalista investigativo e diretor do Neiman Journalism Lab, da Universidade de Harvard, dos EUA, a partir das 19h30 neste link. O debate “Como o jornalismo de qualidade pode sobreviver e prosperar na era da internet” será moderado pelo jornalista Ricardo Lessa, da Globonews.

Se você também quer participar dos painéis abertos ao público no auditório do Instituto Cultural Itaú (av. Paulista,149, São Paulo, SP), vale tentar uma vaga (a entrada é franca e os ingressos serão distribuídos com meia hora de antecedência). Veja o que teremos por lá:

REVOLUÇÃO DIGITAL 1 – O planejamento dos grandes grupos de mídia num universo de mudanças permanentes

• Avaliação de resultados das grandes empresas de comunicação brasileiras nas plataformas digitais
• A migração das mídias impressa, rádio e TV para as digitais
• Visão estratégica das empresas de comunicação que nasceram antes da internet

Debatedores:

pedro doria no mediaon  28-10-2009 10-05-35.bmp

Pedro Doria – Editor-chefe de conteúdos digitais do Grupo Estado
Antonio Guerreiro – Diretor de conteúdo R7, TV Record
Fabiana Zanni – Diretora de Mídias Digitais, Grupo Abril

Mediador:
Mílton Jung – jornalista da rádio CBN e autor do Blog do Mílton Jung

CASE BBC – Como a BBC conquistou a liderança nas mídias digitais
• A empresa investe pesado e se destaca no uso de plataformas digitais
• O case i-player: o serviço de TV online que publicou mais de 248 milhões de itens de conteúdo desde o seu lançamento e será lançado internacionalmente

Debatedor:
Nathalie Malinarich – World online executive editor, BBC

Mediador:
Beth Saad – Professora titular da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e diretora de estratégia da Digital Happenings

CASE CLARÍN – A estratégia de um gigante das comunicações na Argentina
• A visão de futuro do conglomerado
• Peculiaridades do mercado argentino e latino-americano
• Novos formatos de negócios e novos produtos
• As novas leis para a mídia
Debatedor:
Marcos Foglia – Gerente de novas mídias do Clarín Global, Argentina

Mediador:
Heidy Vargas – Jornalista e professora titular da Universidade Metodista de São Paulo

JORNALISMO SEM INTERMEDIÁRIOS – Twitters e blogs aproximam fonte e consumidor de informação
• Qual o impacto, no jornalismo, das ferramentas que permitem que as fontes da informação entrem em contato direto com o público?
• Casos de sucesso de uso de blogs e twitter por jornalistas
• O que significa, para a indústria da comunicação, não-jornalistas se tornarem distribuidores de informação?
• Como as empresas lidam com blogs e twitter de seus profissionais

Debatedores:
Danilo Gentili – Repórter do CQC, programa de jornalismo e humor da TV Bandeirantes
Altino Machado – Blog da Amazônia, de Terra Magazine
Camilla Menezes – Twitter de Mano Menezes

Mediador:
Marion Strecker – Diretora de conteúdo do UOL

A EXPERIÊNCIA DAS EMPRESAS QUE JÁ NASCERAM COM VOCAÇÃO DIGITAL
• Viabilidade das empresas de internet
• Diferenças fundamentais de estratégias entre as empresas de comunicação que já nasceram para atuar na Web e as que precisam dela para continuar no negócio
• Mobilidade, o novo paradigma.
• O desafio de cobrar pelo conteúdo e pelo espaço publicitário virtual

Debatedores:
Fernando Madeira – CEO do Terra Networks Latina America
Pierre Haski – Editor-chefe do Rue89.com

Mediador:
Cláudia Vassallo – Diretora de redação da revista EXAME, revista EXAME PME e do Portal EXAME

A INFORMAÇÃO EM TEMPO REAL – Como as novas tecnologias impactam o consumo de conteúdo
• E o consumidor do futuro: o que ele vai ler, consumir, baixar e jogar na rede?
• O papel do celular e da banda larga 3G
• Como preparar o conteúdo para as novas ferramentas
• A integração entre a TV e o meio digital

Debatedores:
Nick Wrenn – Vice-presidente de serviços digitais da CNN Internacional
Silvio Meira – Cientista e professor

Mediador:
Americo Martins – Editor executivo para as Américas – BBC

O ESPORTE COMO PARADIGMA DO JORNALISMO ONLINE
• Por que o jornalismo esportivo é um campeão de audiência na Internet
• A experiência das transmissões ao vivo, grandes eventos

Debatedores:
José Henrique Mariante – Editor de Esporte – Folha de S.Paulo
Luiz Fernando Gomes – Editor-Chefe do Grupo Lance!
Julio Gomes – Editor do ESPN.com.br e do ESPN 360

Mediador:
Wanderley Nogueira – Apresentador e repórter esportivo da Rádio Jovem Pan-AM

O QUE UM JORNALISTA PRECISA PARA SE INTEGRAR À ERA DAS NOVAS MÍDIAS
• Como as redes sociais impactam o dia-a-dia do profissional de imprensa e o jornalismo
• Twitter, Facebook, Orkut, Youtube: a força das ferramentas no engajamento dos geradores de informação

Debatedores:
José Roberto Toledo – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji)
Tiago Doria – IG e Concurso CNN de Jornalismo

Mediador:
Carlos Drummond – Jornalista e coordenador do curso de Jornalismo, Faculdades de Campinas (Facamp)

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook