destaque / entretenimento

Quatro de maio é o dia de ser Jedi, Padawan, Sith e muito mais.

Em português pode ser estranho, mas fale o título em inglês e verá o sentido e seja generoso com os nerds sobre essa a data que surgiu de uma brincadeira sonora com uma das frases ícones da saga: May the Force be with you (em português, “Que a Força esteja com você”), que tem som parecido com “May the fourth be with you” (em português, “Quatro de maio esteja com você”). 

 

Em 2011, a primeira celebração organizada do Dia de Star Wars aconteceu em TorontoOntárioCanadá no Cinema Subterrâneo de Toronto. As festividades incluiram um Game Show de Trivia sobre a Trilogia Original; um concurso de fantasias com os juri composto por celebridades; e a exibição em tela grande dos melhores filmes, mash-ups, paródias, e remixes da web.

  

Cresci vendo Star Wars, imitando Yoda nas brincadeiras, com irmãos mais novos alucinados por Ewokes e a dupla R2D2 e X3PO – tanto que meu sobrinho Caio #aos7 deve ser o maior fã mirim da série e comemorou seu aniversário de 5 anos numa festa especial do tema feita quase artesalmente por minha irmã Tiffany.

E eu queria passar esta paixão para os meus filhotes, não só porque nos divertimos muito com tudo relacionado ao filme, mas porque dentre as histórias ficcionais possíveis, essa, que diferencia claramente o bem e o mal, com chances para redenção (o que é Hans Solo senão esse cara que desliza mas escolhe o lado do bem?) e também do mal que pode assumir o controle da sua vida (nos novos filmes com Anakin Skywalker, o Darth Vader).

Fãs de Star Wars têm algo especial a comemorar neste May 4th: a volta de Solo!

Ver Hans Solo e Chewbacca juntos novamente no segundo teaser de “Star Wars VII: O Despertar da Força” deu vontade de maratona dos filmes! O teaser é narrado por Luke Skywalker, que diz: “A Força é forte em minha família”, em um monólogo meditativo enquanto é mostrado o capacete de Darth Vader destruído.R2-D2, Poe Dameron com um esquadrão de X-Wings e o misterioso stormtrooper do primeiro teaser também apareceram.

Mas o que valeu foi a volta da  Millennium Falcon!

No ano passado, levei meus padawans (os três, inclusive a caçula, que completou 1 ano na época) para o Star Wars Celebration em Orlando e foi incrível.

sam shiraishi star wars day no hollywood studios giorgio

Estivemos no Hollywood Studios num dia muito especial – o aniversário de 25 anos do parque! – e na véspera do Star Wars Weekend, atividade que movimenta fãs como eu durante todo o mês. Na saída da principal atração e antes de irmos participar da Jedi Training Academy, não resisti à brincadeira de dar para o meu marido um kit “pai da Princesa Lea”: capacete de Mickey Vader, Sabre e o livro Vader’s Little Princess.

Nossa pequena Padawan tem adorado ler e ouvir histórias do livro que, vejam só, foi lançado um dia antes do seu nascimento, em 23/04/2013. É uma sequência simpática do livro Darth Vader and Son, também do quadrinista Jeffrey Brown, que mostra como seria o cotidiano deste pai solteiro.

Padmé faleceu no parto, portanto, Anakin criaria sozinho os gêmeos e os desafios de ser pai de menina são grandes – desde a pequena o fazer brincar de tomar chá com os amigos de pelúcia Ewoks, passando pela vergonha de ser levada para a escola na “nave” do pai, até a apresentação do namorado Han Solo à família. São situações simples, comuns e divertidas para quem é fã da série – e lembranças ou sonhos gostosos para quem é pai de menina!

Parece alienação, mas não é. Pode ser um jeito legal de abrir a possibilidade de compreender melhor as escolhas e as decisões dos pais, que nem sempre conseguem ser os mocinhos dos filmes, mas quase sempre amam muito suas crias e estão dispostos a fazer o que acham que é o certo.

🙂

Novidades do Star Wars Celebration em 2015:

sam shiraishi star wars day no hollywood studios

Neste ano o evento conta com um espaço exclusivo para a diversão em família. Denominado como “Family Room”, um dos pavilhões traz todos os dias diversas atividades que agradam pais e filhos. Tais como aulas com o R2D2, origamis temáticos, aulas de desenho e academia Jedi.
Além do já tradicional Jedi Training que ensina os Padawans os fundamentos dos Jedis. Incluindo aulas praticas onde os mesmos precisam enfrentar Darth Vader em pessoa.


Estatísticas