Mary’s Meals e as crianças mudando o mundo no blog NeverSeconds

O que deveria ter no café da manhã de uma criança saudável? E no almoço?

Estas dúvidas deixam os pais afoitos, sempre em busca de guias para resolver as questões particulares da sua família e se tornam ainda mais incômodas quando as crianças passam a ir para escola, em especial se passam o dia todo fora, contando com uma instituição para decidir o que estará em seus pratos todo dia.

Então imaginem uma situação:

Uma criança de apenas 9 anos começa a blogar e a reclamar do almoço na sua escola, criticando a qualidade e a quantidade do que é servido e o blog vira um sucesso mundial.

Até aí a história já pareceu enredo de filme de sessão da tarde. Pois não é. A história é verídica e pode ser que você até se lembre de reportagens sobre Veg e NeverSeconds na mídia. A menina existe, é a escocesa Martha Payne, e os primeiros 30 posts do blog onde descrevia as refeições servidas em seu colégio renderam a ela mais do que fama. Ela decidiu que queria aproveitar a visibilidade do NeverSeconds para ajudar outras crianças do mundo a terem uma dieta melhor.

Foi quando Martha alcançou as primeiras 100 mil libras em doações pela internet para a Mary’s Meals (Refeições da Mary), cerca de US$ 156 mil ou R$ 320 mil, que eu comecei a ter contato mais direto com o blog e o projeto social por trás dele, graças a uma amiga jornalista que entrevistou o pai de Martha e nos colocou em contato porque ele buscava crianças de outros países para assumirem o blog como convidados durante as férias escolares das escolas escocesas.

Depois disso conversei algumas vezes com Dave, pai de Martha, trocando e-mails e até conversando por skype. Fiquei encantada com a história do casal: ele cuida da propriedade rural da família, sendo responsável por boa parte dos alimentos que comem, contando também com o apoio da esposa, que trabalha na cidade com a área de saúde. Eles optaram por manter a filha, uma celebridade mundial por suas iniciativas e seu coração extraordinário, distante da mídia, numa clara diferença com a forma como eu e meu esposo convivemos com a vontade de ganhar o mundo dos nossos meninos. Mas as diferenças, pelo que entendi, param aí. No mais, dividimos tanto a preocupação com o bem estar dos nossos filhos quanto com as outras crianças do mundo, tanto que apoiamos e trabalhamos para que as ações de Social Good (lembram que falei disso outro dia?) sejam cada dia mais naturais nas crianças e alcancem mais e mais pessoas.

No final deste papo todo, Enzo e Giorgio, nossos filhos, que aqui eu sempre chamo de #aos12 e #aos9, serão os blogueiros convidados desta semana no NeverSeconds, contando o que almoçam na escola. Coincidentemente eles começam nesta semana o Projeto Curumim no SESC, portanto mostrarão inclusive a diferença entre o almoço da cantina da escola e da Comedoria do SESC, que conta com nutricionistas. Será uma experiência e tanto, como eles contaram no vídeo no qual se apresentam.

Conto com sua companhia nesta semana? Enzo queria escrever em inglês, mas Dave fez, no último post, uma sugestão interessante para os meninos escreverem em português e achei ótimo! Quem sabe se mais brasileiros passam a acompanhar o NeverSeconds e também podem falar de alimentação saudável nos seus lares, escolas e comunidades? Vamos ajudar muitas crianças a aprender que têm o direito de se alimentar bem? E, se você puder, faça também sua doação em dinheiro para o projeto que Martha apoia: Mary’s Meals.

A organização, criada na Escócia para implantar projetos de alimentação em comunidades onde a pobreza impede que as crianças vão à escola, tem recebido doações de milhares de pessoas vindas do NeverSeconds, atingindo números que estão acima dos seis dígitos.

No final da semana nós vamos fazer uma doação também. Mas deixo o convite para que você participe: doe dinheiro e apóie divulgando a campanha de Martha no Facebook, Twitter, no seu blog, na sua família, no seu ambiente de trabalho ou estudo.

Junte-se a nós nesta semana brasileira do NeverSeconds e vamos ajudar a construir a Cozinha dos Amigos do Never Seconds no Maláui, na África!

[update]


O primeiro post da Veg sobre as comidas do Brasil já está no ar: “Welcome Enzo Buzz and Giorgio Bros!“, contando que os meninos ajudaram a fazer o almoço de domingo.
E à noite enviaremos o post sobre o almoço de segunda na escola.

[/update]

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook