Lumberjills, mulher na marcenaria, marcenaria, hobby, trabalho com madeira, curso de madeira, curso de marcenaria, rua do gasômetro, melhores lojas gasômetro, como chegar no gasômetro, compras baratas sp, canal de youtube marcenaria, DIY, video DIY, video faça você mesmo, painel de ferramentas, oficina de casa

Links e ferramentas essenciais para quem quer arregaçar as mangas e mudar a casa

marcenaria-a-dois

Desde que mudamos de apartamento meu marido e eu estamos nos divertindo fazendo algumas coisas pequenas por conta própria.

(Para quem não sabe, a gente se conheceu e começou a namorar enquanto cursava o Técnico em Edificações, então temos um pouco de jeito!)

Moramos perto da famosa Rua do Gasômetro, no Brás, um centro de lojas de marcenaria e carpintaria da cidade. Isso ajuda demais, confesso!

Neto de marceneiro, numa tradição que remonta gerações na região de Cremona, na Itália, meu marido já conhecia de nome a rua e lembra do avô levando-o junto em algumas compras quando passava férias na casa deles por aqui. Mas o endereço saiu do nicho e se tornou referência para quem busca madeiras, ferragens e móveis.

Se você está à procura de variedade com diferentes opções de preço, vale a pena dar uma volta pela região.

rua-do-gasometro-sao-paulo-como-chegar

Se for só passear ou comprar coisas pequenas (tipo ferragens), a melhor forma de chegar ao local é pelo metrô, via linha vermelha, descendo na estação Brás. Suba a Rua Domingos Paiva. A Rua do Gasômetro é a segunda à esquerda.

Caso vá de carro porque vai comprar coisas grandes, fique atento: a rua é movimentada e achar vaga de estacionamento é uma tarefa hercúlea. 😉

Foi lá que eu me tornei cliente da Léo Madeiras e no canal deles, entre tantos outros, eu fico sabendo das novidades do mercado, o que existe para comprar, os insumos. A loja também oferece cursos gratuitos para quem quer se aventurar na marcenaria amadora.

E para quem quer começar e está longe desta região? Tem dica também.

No Canal Oficina da Casa dá para acompanhar projetos sendo executados por “gente (quase) como a gente”.

Lá tem dicas básicas, como saber quais ferramentas são as básicas:

Quais ferramentas comprar para montar sua oficina e começar a fazer você mesmo?

O pessoal do Oficina da Casa sugere: martelo, malho de madeira, alicate de bombeiro, alicate de pressão, alicate universal, alicate de bico, alicate para cortar fios, serrote, serrote de costa, lima, grosa, jogo de formões, luvas, óculos de proteção, jogo de chaves de boca, sargentos, nível de mão, esquadros, régua, plaina manual, arco de serra, estilete, trena, chaves de fenda, chaves Philips.

No quesito favorito do meu marido, as ferramentas elétricas, tem muito “brinquedinho legal”: furadeira, serra tico tico, serra circular, lixadeira orbital, parafusadeira, plaina e tupia. O pessoal diz que eles formam um conjunto bem completo de máquinas para a realização de diversos trabalhos diferentes, ampliando as possibilidades.

Ah, Sam, mas eu não quero e nem consigo fazer móveis…

Tá bom, a gente não precisa saber fazer até os móveis, concordo!

Mas que tal só aprender a forrar cabeceiras de cama?

É um exemplo do que você pode fazer sozinha ou a dois.

Lumberjills, mulher na marcenaria, marcenaria, hobby, trabalho com madeira, curso de madeira, curso de marcenaria, rua do gasômetro, melhores lojas gasômetro, como chegar no gasômetro, compras baratas sp, canal de youtube marcenaria, DIY, video DIY, video faça você mesmo, painel de ferramentas, oficina de casa

E se apenas prender braçadeiras metálicas numa madeira para colocar vidros e organizar seu home office?

Parece fácil e lindinho, concorda?

🙂

O meu atual projeto é usar uma das paredes do quartinho de empregada, que usamos como dispensa com um lado ocupado por armários que mandamos fazer sob medida, do chão ao teto. Do lado oposto tem uma parede onde caberia um painel de ferramentas. Gostei da que vi na #oficinaládecasa porque é algo simples, prático, para deixar à mão as ferramentas que a gente usa com mais frequência.

painel-de-ferramentas-facil-para-apartamentos-oficina-la-de-casa

Quer ir além e até pensa em mudar de carreira? As unidades do Brás e do Ipiranga do Senai têm o curso “Construtor de Móveis”, de 160 horas de duração. Informações aqui sp.senai.br. E aqui tem outros cursos particulares.

Quem sabe se você cria um projeto legal como a Lumberjills? A empresa surgiu em 2015 e o é inspirador: Lumberjills é o feminino de Lumberjack, que em inglês significa lenhador.

Recentemente elas fizeram um curso bem legal no SESC Ipiranga. Fique de olho para saber de novas oportunidades!

[update]
Dica da @djmisscloud:

[/update]

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.