A lomografia e o Instagram de carnaval #afolia

lomografia, Instagram, carnaval, #afolia, filtros artísticos, fotos digitais, Instagram, LOMO LC-A, LOMO, Cosina CX-1,  movimento fotográfico, câmeras automáticas, Semente que voa, sustentabilidade, Bibiana, Bibiana Maia,

Você pode não ter ouvido falar nunca de lomografia, mas certamente que, se usa filtros artísticos nas suas fotos digitais (e quem não usa hoje em dia algo como o Instagram e outros aplicativos?), já curtiu o efeito “lomo” em alguma imagem charmosa.

Mas a lomografia não é um fenômeno digital e ultra moderno, pelo contrário. O nome é uma referência ao modelo LOMO LC-A, uma câmera compacta da marca LOMO. A LOMO é baseada na Cosina CX-1 e começou a ser produzida em 1980.

“Lomografia é um movimento fotográfico que utiliza câmeras automáticas de baixo custo. O processo consiste na recepção contínua de luz que é feito através do sistema de exposição automático, chegando a durar 30 segundos. Outro efeito, dependendo do modelo e da lente, é o olho de peixe, no qual a fotografia fica com uma moldura circular. As lentes das máquinas Lomo são de plástico e produzem efeitos artísticos.”

E o movimento defendido por amantes da lomografia (os lomógrafos) é encantador, como mostram as Regras Básicas da Lomografia:

  1. Leve a sua Lomo para onde for.
  2. Fotografe a qualquer hora do dia ou da noite.
  3. A Lomografia não interfere na sua vida, é parte dela.
  4. Aproxime-se o mais possível do objeto a ser fotografado.
  5. Não pense.
  6. Seja rápido.
  7. Você não precisa de saber antecipadamente o que vai fotografar…
  8. …Nem posteriormente.
  9. Não fotografe com os olhos.
  10. Não se preocupe com as regras.

A idéia básica da Lomografia – seja rápido, não pense, não tenha preconceitos em relação ao ambiente, absorva tudo, colecione e divirta-se sendo comunicativo – difundiu-se, cresceu e deu lugar a uma cultura de comunicação que é partilhada por todos.

Que tal, vai encarar? Eu acho que dá até para fazer com seu celular, hein?

lomografia, Instagram, carnaval, #afolia, filtros artísticos, fotos digitais, Instagram, LOMO LC-A, LOMO, Cosina CX-1,  movimento fotográfico, câmeras automáticas, Semente que voa, sustentabilidade, Bibiana, Bibiana Maia,

E para quem se animou, tem dica do blog Semente que voa, editado por uma jornalista interessada em sustentabilidade e apaixonada por lomografia.

Carioca, Bibiana está apoiando um projeto para quem curte carnaval e fotos no Instagram. Para participar basta postar suas fotos da folia carnavalesca no Instagram e usar a hashtag #afolia. As 5 melhores vão ganhar um brinde super especial da MEMO, uma uma startup que busca recriar a experiência com a fotografia impressa e resgatar um pouco do valor da lembrança, da carta convencional. Bibi me contou que a ideia da parceria é estimular que as pessoas fotografem seus carnavais e postem com a hashtag #afolia, esperando que 2013 seja “A Folia” de nossas vidas (ao menos até agora). Ou então é só compartilhar uma foto na página da fanpage do Semente que voa

#ficaadica

😉

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook