O Brasil é o terceiro maior produtor de resíduos sólidos do planeta. Cada brasileiro gera um pouco mais de um quilo de lixo por dia, em média. Cerca de 40% desse lixo ainda vão para lixões a céu aberto.
Para tratar do problema, foi sancionada em 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabeleceu prazo até 2014 para os municípios acabarem com os lixões.A lei procura fazer com que todos os envolvidos — governos, empresas e cidadãos — assumam suas responsabilidades e deem destinação correta ao lixo.
Infelizmente, o prazo para encerramento de lixões venceu – conforme a Lei nº 12.305/10 seria 2 de agosto de 2014 – e a discussão sobre a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos voltou. Os municípios poderão ter mais quatro anos para acabar com lixões e agora nosso trabalho cidadão precisa recomeçar com toda força.
O blog trata do tema há muitos anos e acompanha metas dos planos estaduais ou municipais de resíduos sólidos, que devem prever desde a distribuição ordenada de rejeitos em aterros, de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública, à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos, até a coleta seletiva.
Cada município deve estabelecer metas de redução da geração de resíduos sólidos, portanto, boa parte do “trabalho” é nossa, de acompanhamento e de “cobrança”!
A lei não trata expressamente em encerramento de lixões, mas esta é uma consequência da disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos que deve estar refletida nas metas para a eliminação e recuperação destes lixões em seus respectivos planos de resíduos sólidos.
Inspire-se no video abaixo para divulgar como cada um pode fazer sua parte na solução do problema.
Lembram-se do programa Pacto com o planeta, que estamos acompanhando todas as terças-feiras neste mês? O segundo programa da série mostrou exatamente a realidade dos trabalhadores em reciclagem na América Latina e o caso das cooperadas em Brasília foi emocionante!
Veja no post #PactoComOPlaneta 16 histórias. 9 países latino-americanos E um denominador comum: mudar o mundo.
Leia também:
– Nosso futuro está nas mãos de 600 mil brasileiros que coletam 90% do material reciclável
– Um “gol sustentável” na Copa das Confederações
– Três pequenas ações sustentáveis para o cotidiano
– Vai ter Copa sim. E tem um legado quase invisível com ela: o fortalecimento de cooperativas de reciclagem nas cidades-sede
– Os bons são a maioria. E juntos podemos fazer muito mais! #semanaotimism
o
Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)
- Jogadores de futebol tem visão melhor - 20/04/2018
- Como sair das bolhas? Como distinguir notícias falsas das verdadeiras neste mundo de pós-verdades? - 18/04/2018
- Propostas para fortalecer a participação das juventudes brasileiras em prol da melhoria da educação - 16/04/2018
- Your name: a esperança que sobrevive às piores fatalidades - 14/04/2018