destaque / sustentabilidade

coletaseletiva

O Brasil é o terceiro maior produtor de resíduos sólidos do planeta. Cada brasileiro gera um pouco mais de um quilo de lixo por dia, em média. Cerca de 40% desse lixo ainda vão para lixões a céu aberto.

Para tratar do problema, foi sancionada em 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabeleceu prazo até 2014 para os municípios acabarem com os lixões.A lei procura fazer com que todos os envolvidos — governos, empresas e cidadãos — assumam suas responsabilidades e deem destinação correta ao lixo.

Infelizmente, o prazo para encerramento de lixões venceu – conforme a Lei nº 12.305/10 seria  2 de agosto de 2014 – e a discussão sobre a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos voltou. Os municípios poderão ter mais quatro anos para acabar com lixões e agora nosso trabalho cidadão precisa recomeçar com toda força.

O blog trata do tema há muitos anos e acompanha metas dos planos estaduais ou municipais de resíduos sólidos, que devem prever desde a distribuição ordenada de rejeitos em aterros, de modo a evitar danos ou riscos à saúde pública, à segurança e a minimizar os impactos ambientais adversos, até a coleta seletiva.

E para quem tem dúvidas se vale a pena separar lixo e reciclar, vejam os produtos que são manufaturados com os materiais que muitos chamam de lixo, mas são insumos excelentes para artesãos. Trabalho do Criando Arte, que funciona com apoio da Rede Asta e do Insituto Coca-Cola Brasil. A visita será tema de post hoje no blog! http://www.avidaquer.com.br/semana-otimismo-2012

Cada município deve estabelecer metas de redução da geração de resíduos sólidos, portanto, boa parte do “trabalho” é nossa, de acompanhamento e de “cobrança”!

A lei não trata expressamente em encerramento de lixões, mas esta é uma consequência da disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos que deve estar refletida nas metas para a eliminação e recuperação destes lixões em seus respectivos planos de resíduos sólidos.

Inspire-se no video abaixo para divulgar como cada um pode fazer sua parte na solução do problema.

Lembram-se do programa Pacto com o planeta, que estamos acompanhando todas as terças-feiras neste mês? O segundo programa da série mostrou exatamente a realidade dos trabalhadores em reciclagem na América Latina e o caso das cooperadas em Brasília foi emocionante!

 

Veja no post #PactoComOPlaneta 16 histórias. 9 países latino-americanos E um denominador comum: mudar o mundo

Leia também:

Nosso futuro está nas mãos de 600 mil brasileiros que coletam 90% do material reciclável
Um “gol sustentável” na Copa das Confederações
Três pequenas ações sustentáveis para o cotidiano
Vai ter Copa sim. E tem um legado quase invisível com ela: o fortalecimento de cooperativas de reciclagem nas cidades-sede

– Os bons são a maioria. E juntos podemos fazer muito mais! #semanaotimism
o

Você pode gostar também de ler:
Neste ano meu filho mais velho completa 18 anos e - geração Uber - ele
Há alguns anos, tive a honra de fazer um "tour" por uma parte do rio
Já ouviu falar do conceito “Design de energia”? https://www.youtube.com/watch?v=4q8ugvNZyrM   O programa Shizen Global Talent
Nasci em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, região linda do Paraná. E eis que eu,
Você é daquele tipo de consumidor que baseia suas escolhas em valores? Eu sou. Se
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas