Limpeza de Primavera

ursinho pooh, limpe o guarda-roupas, doação de roupas, meted fly lady, limpeza da casa, segredos das americanas para cuidar da casa, dicas para limpar a casa sem esforço, limpeza facil da casa, faxina em poucos minutos, dispense a empregada, Finally Loving Yourself, Marla Cilley, como usar mop, vale a pena comprar mop, limpeza de primavera,
Meu filho mais velho tinha um livrinho do Ursino Pooh (na época chamado de Puff) que contava as peripécias dos personagens da Floresta dos Cem Acres na Limpeza da Primavera. Era uma fofura e me fez ensinar a ele que, quando o inverno se vai, a gente prepara a casa para o tempo de calor.

A gente morava em Curitiba e isso tinha mais sentido por lá, onde o clima subtropical faz as estações serem mais definidas. Nas cidades tropicais, como a que moramos hoje, o inverno foi uma vaga lembrança no calendário neste ano, e a chegada da Primavera na verdade não faz uma diferença drástica na vida da gente.

Mas é fato que a Primavera, uma estação do ano com dias mais compridos e cheios de sol, faz um bem à saúde psicológica e emocional da gente. Os dias começam a ficar mais longos, há mais flores por todo lado e a gente se anima com mais facilidade, né?

Para ficar perfeito, é legal fazer sim a tal Limpeza de Primavera.

limpe o guarda-roupas, doação de roupas, meted fly lady, limpeza da casa, segredos das americanas para cuidar da casa, dicas para limpar a casa sem esforço, limpeza facil da casa, faxina em poucos minutos, dispense a empregada, Finally Loving Yourself, Marla Cilley, como usar mop, vale a pena comprar mop, limpeza de primavera,
Recebi umas dicas legais que sugeriam um plano de limpeza. Eu já comentei por aqui que nas férias da minha fiel escudeira, que me ajuda com a limpeza da casa há 8 anos, eu costumo usar o método Fly Lady, que tem justamente um plano para dar conta da casa sem que seja preciso deixar de viver bem para isso.

E essas dicas que recebi da VIM (marca pela qual tenho uma grande simpatia por conta do projeto social que realizam no Semi-Árido junto com a Unicef), são parecidas e ajudam bastante quem precisa dar conta da casa sem ajuda:

1. Elabore um plano de limpeza de primavera em um papel. Escreva uma lista de tarefas e um itinerário detalhado, por exemplo: tarde de quarta – faxina do banheiro e do boxe, e coloque-a em um local de destaque na casa. Assim, ficará muito mais fácil de se organizar!

2. Limpe o chão. Para limpar e desinfetar as áreas externas ou internas, dilua 150ml de cloro gel em meio balde de água (5 litros). Utilize um pano para passar a solução por todo o chão e deixe o produto agir por 10 minutos, em seguida finalize com um pano úmido ou enxágue.

3. Aproveite para limpar a parede. Primeiro, faça um teste, aplicando uma pequena quantidade do produto em uma determinada área, para saber se a parede é lavável. Dilua duas tampas de cloro em gel em 1 litro de água e esfregue com uma esponja, lembrando de limpar os cantinhos com uma escova.

limpe o guarda-roupas, doação de roupas, meted fly lady, limpeza da casa, segredos das americanas para cuidar da casa, dicas para limpar a casa sem esforço, limpeza facil da casa, faxina em poucos minutos, dispense a empregada, Finally Loving Yourself, Marla Cilley, como usar mop, vale a pena comprar mop, limpeza de primavera,
4. É hora de guardar edredons e cobertores pesados, assim como as roupas quentes que eventualmente foram usadas no inverno. Ao guardar, coloque-as em capas protetoras (tipo TNT) que permitem a ventilação e evitam odores ou mofo. As botas devem voltar ao armário limpas e com proteção, sacos de TNT ou caixas são ideais para que o couro seja mantido em bom estado.

5. Se tiver ventilador de teto de plástico, cuidado extra, pois ele acumula poeira e germes durante o tempo parado, que podem ser espalhados por toda a casa. Desinfete o aparelho com um cloro gel: basta aplicar algumas gotas do produto com um pano úmido nas pás do ventilador. Antes de aplicar o produto verifique se as pás são laváveis e se existe alguma restrição de uso do produto.

6. Quando os chuveiros são antigos, ou não são limpos frequentemente, eles podem se tornar grande fonte de bactérias. Além disso, as paredes e cortinas do box fornecem condições ideais para o crescimento de fungos que, ainda que não sejam infecciosos, podem ser prejudiciais graças à liberação de esporos ou substâncias que acabam desencadeando problemas respiratórios, como asma. Para remover a umidade das paredes e piso, dilua duas tampas de Cloro Gel em 1 litro de água e aproveite aquela escova de dente velha, ou então uma escovinha de limpeza comum, e limpe os cantinhos do rejunte. Para secar, use um pano e rodo.

7. Aproveite os espaços disponíveis dentro de casa para colocar plantas e flores, de todos os tipos. Algumas plantas ajudam a filtrar energias negativas e têm o poder de aliviar as tensões do dia-a-dia. Já as flores, trazem cores e aromas, envolvendo os moradores em uma atmosfera aconchegante.

meted fly lady, limpeza da casa, segredos das americanas para cuidar da casa, dicas para limpar a casa sem esforço, limpeza facil da casa, faxina em poucos minutos, dispense a empregada, Finally Loving Yourself, Marla Cilley, como usar mop, vale a pena comprar mop, limpeza de primavera,

Para mim, a ideia de Marla Cilley, criadora do método FlyLady (Finally Loving Yourself, algo como “finalmente amando a mim mesma”), é ao mesmo tempo um desafio e uma inspiração. O FlyLady ensina, através de um sistema “babysteps” (passos de bebê), 31 pequenos passos (um por dia do mês) para criar uma boa rotina doméstica e que prometem lhe ensinar a manter a casa em ordem. Vai lá conferir meu texto sobre o método Fly Lady na minha coluna semanal na Disney Babble.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.