Como queremos formar bons leitores oferecendo para as crianças como “leitura obrigatória” obras desinteressantes?

Tem um novo episódio da série criada por meu filho caçula (@giorgio_bros, de nove anos, que cursa o quinto ano do Ensino Fundamental 1) comentando livros infanto-juvenis para as famílias descobrirem “porque uma criança deve ler”.

Neste vídeo a gente chegou a um impasse: só se fala de livro bom ou quando ele foi chato ou ruim podemos comentar?

O diário da misteriosa menina, de Liliana Iacocca, editora FTD, era de leitura obrigatória na escola e foi uma epopeia encontrar a obra que é meio antiga. Giorgio esqueceu do livro nas férias e a prova era na segunda semana de aulas, mas estava esgotado e fomos salvos por uma colega, que emprestou seu exemplar e pudemos ler no final de semana. Foram 60 páginas de alguma coisa que a gente esperava acontecer, mas não aconteceu… uma pena!

Como queremos formar bons leitores oferecendo para as crianças como “leitura obrigatória” obras desinteressantes para a realidade deles?

“Uma velha casa com cara de mal-assombrada.
Marina doida para entrar. Fred, doido para fazer Marina desistir da aventura.
A insistência de Marina foi maior.
Fred tinha certeza que não sairiam vivos dessa loucura. Arrepender-se agora de nada adiantaria,
Arrependimentos não abrem portas nem espantam fastasmas.
O que se pode acontecer quando se liga a chave do medo?”

E aí, teve algum livro desinteressante? Conte para nós como a sua turma reagiu!

P.S. Informações, sugestões de títulos e envio de obras para apreciação podem ser enviados para o contato do blog. Leia também os textos dele no www.verparacrescer.com.br.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook