Para maratonar: La Casa de Papel

casa-de-papel

Quando as grandes redes americanas começaram a tirar seus produtos da Netflix, por um instante eu tive medo do que viria…será que a Netflix iria desaparecer do pedaço?

Aí começaram as maciças produções originais, como The Crown, House of Cards, Narcos e Stranger Things, mas sempre com aquele retrogosto de série americanas inglesas que já estamos habituados a acompanhar.

Foi aí a Netflix começou a trazer para nós, séries de outros países e idiomas, como Dark (alemã) e a série espanhola La Casa de Papel. Criada por Álex Pina para a Antena 3.

Para a exibição internacional a Netflix dividiu a série em duas partes, reeditou os 9 primeiros episódios e os disponibilizou em 13 partes, e os 6 episódios restantes (originais), estarão disponível na plataforma no dia 06 abril.

Tempo é Dinheiro

Oito assaltantes com pouco a perder, são reunidos pelo Professor para realizar o maior golpe da história. Na verdade, um assalto. Eles pretendem atacar nada mais e nada menos do que a Casa da Moeda da Espanha, mas no maior tempo possível. O professor faz cálculos e estima que, se conseguirem ficar onze dias no local, vão faturar dois bilhões e quatrocentos milhões de euros. Nesse caso aquele ditado faz todo o sentido: Tempo é dinheiro!
Para ficar esse tempo todo, eles farão reféns os funcionários e estudantes de uma escola britânica como garantia de segurança.

8 Cidades 

casa

Os ladrões concordam que nomes reais e informações pessoais devem ser preservados, por isso cada membro escolhe o nome de uma cidade diferente: Moscou, Tokio, Berlim, Rio, Nairobi, Denver, Helsinque e Oslo. O plano é perfeito. No entanto, como eles inevitavelmente fazem, as coisas começam a dar errado. E bem errado! A começar que uma das regras é proibido relacionarem-se entre si, e adivinha o que acontece? Mas o relacionamento causa mais do que apenas dores de cabeça para a gangue. Se eu falar mais, estaria dando um spoiler, por isso prefiro que você assista!

Opinião pública a favor

O plano do professor tem um fator poderoso a favor deles: a opinião pública. Afinal, eles não vão roubar dinheiro de ninguém, já que vão produzir seu próprio dinheiro. Nas palavras do professor, os bandidos não serão odiados, no máximo foco de inveja: “Malditos, eu gostaria que tivesse acontecido comigo”. Fazendo com que eles sejam proclamados de “heróis de todas as pessoas” que pensam da mesma maneira. E usando macacões vermelhos e com os rostos cobertos com máscaras de Dalí, eles começam o plano. Mas eles vão conseguir? Tudo isso dependerá, do fato de que suas ações não matem os inocentes, e imprimir seu próprio dinheiro não prejudique a situação econômica de ninguém.

captura-de-tela-2018-01-24-as-20-12-49

Essa parece aquela solução mágica: “Se o país está sem dinheiro, é só imprimir mais dinheiro que vamos poder pagar todos os credores”, não é bem assim que acontece, afinal imagina o que aconteceria começassem a circular € 2 bilhões do nada…inflação iria para as alturas e muitos países quebrariam. Não sou economista, é melhor voltar para a série!

La Casa de Papel, não possuí um tema inédito, tanto é que é cheio de referências como Cães da Aluguel, 11 Homens e um Segredo e até mesmo algumas séries da Globo o que nos dá maior familiaridade ao assistir.

Mas mesmo assim não deixa de ser inovadora e emocionante. Os personagens são extremamente bem construídos e complexos e acima de tudo, convincentes: como pai e filho tentando escapar da ira de um narcotraficante, uma jovem mãe lutando pela chance de se reunir com sua família ou uma mulher poderosa que tenta resolver o crime enquanto todos a julgam e sua vida pessoal se desmorona, cada personagem soa bem real. A cada final de episódio, eu ficava já agoniada para ver o próximo, então maratonar a série é inevitável, ei…será que fiquei com síndrome de Estocolmo?!?!?!

 

Avaliação: La Casa De Papel é uma daquelas série que não exigem apenas o seu tempo, mas sua atenção. Vale a Pena!
Censura: 16 anos (tem cenas de sexo bem gráficas)
Teste de Bechel: Passa (Não sabe o que isso significa? Leia aqui)
Disponível: 1ª Temporada 25/12/2017 – 2ª Temporada 06/04/2018

grupo-no-facebook-cinema-em-casa-netflix
O A Vida Quer tem um grupo que fala sobre Cinema e Séries no Facebook, para participar clique aqui!

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.

Christina Santos

Christina Santos, química, com especialidade em pesquisa e desenvolvimento de cosméticos, adora gatos e pipoca e tem grande interesse em meio ambiente, e sustentabilidade corporativa.