Aulas de alto nível para todo mundo, em todo lugar – e sem custo!

A Khan Academy é uma organização não governamental que tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação por meio de vídeo aulas online disponibilizadas gratuitamente. O canal americano, no ar desde 2006, tem 3.200 vídeos.

Khan-Academy-em-português-educação-educação-digital

Quando escrevi sobre a Khan Academy, no início de 2011, eu sonhei com a notícia que trago hoje: as aulas em Português já foram vistas mais de um milhão de vezes e o canal brasileiro já é o mais acessado do mundo depois do americano.

Imaginar que a ideia de Khan, de oferecer “world-class education for anyone, anywhere” (aulas de alto nível para todo mundo, em todo lugar), assim como a afirmação de Bill Gates de que seria “melhor uma boa aula desse tipo do que as dadas por professores medíocres”, agora já fazem parte da realidade de estudantes brasileiros me encanta!

Para entender mais do projeto, releia Professores digitais – e as mudanças sociais na educação.

Agora sobre o canal brasileiro da Khan Academy no Youtube. O espaço virtual ultrapassou a marca de 1 milhão de vídeos assistidos desde janeiro deste ano, quando a Fundação Lemann, em parceria com Instituto Natura e o Instituto Península, iniciou a tradução e adaptação dos conteúdos de Matemática, Biologia, Química e Física para o português. Já são 295 vídeos prontos para o estudante brasileiro que não entende inglês (e mais de 3 mil para os que entendem e podem ver direito na Khan Academy).

O legal é saber que, além de ser o segundo canal da rede Khan mais acessado do mundo, os brasileiros detém uma marca especial: o canal brasileiro tem a melhor relação entre vídeos produzidos e vídeos assistidos.

Li notícias auspiciosas também sobre a convergência deste canal virtual no ambiente offline. A Khan Academy está começando a ser usada em escolas públicas no projeto Khan Academy nas Escolas que tem como objetivo contribuir para a melhoria do desempenho dos alunos em matemática e experimentar a metodologia em sala de aula com a contribuição dos professores. No primeiro semestre o projeto esteve presente em 6 turmas de 4º e 5º anos de escolas municipais de São Paulo e neste semestre estará em 45 turmas de 3º, 4º e 5º anos de escolas municipais da capital e da região metropolitana de São Paulo.

Gostou? Divulgue e indique para sua escola, a dos seus filhos, aquela onde seu amigo dá aulas. E estimule outros professores a criarem seus canais também! Vamos compartilhar a ideia de distribuir conhecimento usando a web.

🙂

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook