Como contei há um tempo aqui, meus filhos estavam ansiosos por ganhar um videogame e optamos por um wii, que permitiria que eles jogassem fazendo alguns dos movimentos do esporte praticado. Não é perfeito como numa propaganda futurista, mas realmente eles suam a camisa jogando. Além da parte “meio fisica”, os esportes no videogame ensinam as crianças a aprender a seguir regras, a não desistir fácil – sempre dá para tentar de novo! – e a trabalhar em equipe.
Depois das Olimpiadas de Inverno em Vancouver neste ano um dos jogos favoritos no wii aqui em casa foi o Curling. Até então eu mal sabia do se tratava, mas ao ver nos canais esportivos os meninos me deram uma aula sobre as regras, os objetivos e até a história do jogo – tudo graças aos torneios virtuais que fizeram com Tails, Wario e Princesa Daisy. E eis eu ganhei convites para jogar Curling na pista que estava num shopping de São Paulo e num domingo de agosto nós comprovamos este conhecimento todo.
Nas fotos vocês podem ver nossos técnicos (Enzo, Giorgio e Carol, filha de Simone e Carlos Miletic que nos acompanharam no jogo) estavam radiantes e como nós até que não fizemos feio.
O mais interessante e o que realmente me motivou a escrever aqui foi mostrar que não vale a pena demonizar o videogame e o mundo virtual, tampouco deixar de viver o lado real e offline dos esportes. Sempre que possível, quando percebemos interesse das crianças em esportes no videogame ou no computador, podemos direcionar este interesse para a prática esportiva.
Se até eu consegui uma pista de curling, pensem na facilidade de se encontrar um espaço para treinar os dribles de futebol, aproveitar o interesse por jogos de tênis ou mesmo as habilidades como espadachim em aulas de kendô ou esgrima. E até para quem gosta de corrida de carro tem pistas de kart que podem ser um estímulo para sair de casa e passar bons momentos em família.
😉
Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)
- Como sair das bolhas? Como distinguir notícias falsas das verdadeiras neste mundo de pós-verdades? - 18/04/2018
- Propostas para fortalecer a participação das juventudes brasileiras em prol da melhoria da educação - 16/04/2018
- Your name: a esperança que sobrevive às piores fatalidades - 14/04/2018
- Vida com propósito - 10/04/2018