Estou no ritmo das comemorações do Centenário da Imigração Japonesa , assumo. Mas como fugir? Se você gosta de arte e das novidades do design no Japão atual, o MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo apresenta a grande exposição de arte contemporânea brasileira e japonesa “Quando vidas se tornam forma: diálogo com o futuro – Brasil / Japão”, sob curadoria de Yuko Hasegawa, curadora do Museu de Arte Contemporânea de Tóquio (MOT).
A mostra marca as comemorações do MAM-SP por ocasião do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil (iniciadas em 2007 com a mostra “Semear”, de Rinko Kawauchi) e abrange aspectos da arquitetura, da arte, da moda e do design em cerca de 140 obras (de 21 artistas brasileiros e 18 japoneses) que usam a tecnologia e o cotidiano e guardam relações entre si, mesmo vindas de culturas tão diferentes quanto a brasileira e a japonesa.
A programação tem obras que dialogam entre si: 38 artistas, 21 brasileiros e 18 japoneses, expõem trabalhos sobre arte, arquitetura, moda e design. Entre as ligações feitas por Yuko, estão a das obras dos artistas Hélio Oiticica e Atsuko Tanaka e a dos arquitetos Lina Bo Bardi, Kazuyo Sejima e Ryue Nishizawa (estes dois últimos do estúdio Sanaa), entre outros.
Na exposição diferentes peças dos dois países podem ser apreciadas pelo público, como o Luxdelix, vestido confeccionado com sacos de lixo de Jum Nakao, ao lado do tecido A-Poc inside de Issey Miyake . O visitante também poderá ver A Casa de Vidro de Lina Bo Bardi, que estabelece diálogo com a Flower House de Sanaa. Para ver mais peças, não deixe de visitar a galeria de fotos da exposição.
A realização da mostra é da Fundação Japão, juntamente com o Museu de Arte Moderna de São Paulo. A exposição fica em cartaz até dia 22 de junho.
Serviço:
- Quando vidas se tornam forma: um diálogo com o futuro – Brasil-Japão
- Museu de Arte Moderna – Grande Sala e Sala Paulo Figueiredo
Parque do Ibirapuera – Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3 – São Paulo - De 11 de abril a 22 de junho. De terça a domingo das 10h às 18h
- R$ 5,50. A Entrada é franca aos domingos, durante todo o dia, para crianças até 10 anos e adultos com mais de 65 anos
[update] Crédito da foto: A-POC (tecido jeans) – Cary Wolinsky
Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)
- Ações anti-idade: seguir uma dieta saudável - 11/02/2019
- Eu procuro acompanhar mulheres na política – e vocês? - 07/02/2019
- Concordar, discordar, conversar… respeitar! - 06/02/2019
- Star Trek: Discovery - 03/02/2019