entretenimento / girl up! / sororidade

 

bechdel1

Trata-se de um teste bem simples e ao mesmo tempo assustador, faça e já te explico o porquê.

Vamos lá:

Pense num filme/série, agora tente se lembrar se segue as seguintes regras: (1) tem que ter pelo menos duas personagens femininas com nomes, que (2) conversem entre si, sobre ( 3) algo além de um homem.

A Regra

O teste de Bechdel foi inspirado em uma história da cartunista norte-americana Alison Bechdel, chamada Dykes to Watch Out For, chamado A regra de 1987.

bechdel

Mulher 1: -Quer Ver um filme e comer pipoca?
Mulher 2: Eu não sei, eu tenho uma regra, veja, eu só assisto um filme que segue 3 regras básicas. 1 – Deve ter pelo menos duas mulheres nele. Que conversam entre si. E o assunto é qualquer coisa que não seja um homem.
Mulher 1: Muito restrito, mas uma boa ideia.
Mulher 2: Tá brincando? O último filme que eu fui capaz de ver foi Alien…em que duas mulheres conversavam entre elas sobre o monstro!
Mulher 1: Quer ir na minha casa e fazer pipoca?
Mulher 2: Agora estamos nos entendendo. (tradução livre).

Pode parecer um teste bem simples, e ele não quer dizer que o filme é bom ou não, ou se o filme é sexista, mas o fato assustador é que nos dá a noção que as personagens femininas estão presentes nos filmes e exercem papéis secundários. E muito se engana quem pensa que todos os filmes para mulheres, conhecidos como ‘chick flicks’, passam no teste, pois vários deles as mulheres ficam falando sobre homens o tempo todo.

O que não percebemos

Nesse ponto você pode até estar pensando que é um exagero, mas olha só a lista de filmes clássicos que não passaram no teste e a gente nem percebeu:

Star Wars 

original-trilogy-princess-leia-04

Guerra nas Estrelas (1977), O Império Contra Ataca (1980), O Retorno do Jedi (1983) e (pasmem)a Vingança dos Sith (2005) não passaram no teste.

Na trilogia original, apenas 3 personagens femininas tem falas, Princesa Leia, Tia Beru e Mon Mothma. Mas nenhuma delas conversaram entre si.

Forrest Gump

forrest

Forrest é um filme incrível, ele conhece os Kennedy, fica milionário, luta na guerra do Vietnan, corre os EUA todo, mas as coadjuvantes do sexo feminino só falam entre si sobre ele.

De volta para o futuro

devolta

No filme De Volta para o futuro, tem personagens femininas, que conversam entre si, mas falam somente sobre homens.

Os Vingadores

os-vingadores

Com apenas três personagens do sexo feminino aparecem neste filme, a agente Hill e Pepper Potts possuem papéis muito pequenos. E a Viúva Negra aparece ao longo do filme sendo a única heroína. Não há dúvida este filme de ação que falha o teste com louvor Bechdel.

Procurando Nemo

nemo

Pois é, nem mesmo os filmes infantis são aprovados pelo site do teste. Mas Nemo causou uma polêmica, muitas pessoas discordaram da reprovação afirmando que Peach e Flo conversam sobre como escapar do aquário, mas outras pessoas questionaram se peixes do sexo feminino podem ser considerado mulher pelos critérios do teste.

Para saber se o filme passa no teste ou não, clique aqui.

Cinema é (ainda) masculino

Mesmo em 2017  a maioria dos filmes está centrada nos homens, são eles que salvam o dia, que vão atrás da aventura, que falam coisas interessantes e as mulheres ou ficam aguardando eles retornarem da guerra/aventura/viagem, que devem ser salvas, ou as mulheres estão brigando pelo amor do homem.

O ponto não é criticar a qualidade desses filmes, mas sim mostrar como as mulheres ainda não possuem cargos decisivos no cinema, e isso atrapalha a representatividade feminina no entretenimento, é só lembrar que ainda é comum ver uma grande atriz reclamar da disparidade salarial e que até hoje somente uma mulher ganhou o Oscar de melhor direção, além de poucas produtoras e redatoras.

E o que podemos fazer?

wonder-woman-amazons

Primeiramente (vocês já sabem), temos que exigir cada vez mais a participação feminina nos cargos de decisão da indústria, depois apoiar as atrizes e diretoras, assistindo os filmes, comentando em portais como IMDB (mesmo em português), pontuando em sites como Rotten Tomatoes e Metacritic, dando feedback nos sites de streaming Netflix e Amazon e fazendo barulho nas redes sociais, Mulher Maravilha é um excelente exemplo de que as mulheres seguram papéis de ação e fazem excelentes filmes para agradar a todos, homens, crianças e mulheres.

Cinema Brasileiro

O Brasil é o primeiro país da América Latina a adotar o selo A-rate, dado a filmes que passam no teste de Bechdel-Wallace, ou seja, têm ao menos duas personagens femininas conversando entre si sobre algum assunto que não seja um homem.

Depois de entender mais sobre o Teste de Bechdel, comece a prestar atenção nos filmes e séries e perceba que ainda existe uma maioria esmagadora de produções cinematográficas não passam nesse teste tão simples.

The following two tabs change content below.

Christina Santos

Christina Santos, química, com especialidade em pesquisa e desenvolvimento de cosméticos, adora gatos e pipoca e tem grande interesse em meio ambiente, e sustentabilidade corporativa.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas