IV Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil

Encontro sobre trabalho infantil, encontro internacional contra o trabalho infantil, trabalho infantil, trabalho infantil no mundo, trabalho infantil no Brasil, debates sobre trabalho infantil, comentários sobre trabalho infantil, textos sobre trabalho infantil posts sobre trabalho infantil, erradicação do trabalho infantil, debates com profissionais sobre o trabalho infantil,  IV Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil, tráfico de pessoas, fim da exploração, exploração de menores, debate virtual sobre trabalho infantil, trabalho infantil com indígenas, prevenção do trabalho infantil, escola no combate ao trabalho,

“Na América Latina, existem 14 milhões de crianças, entre 5 e 17 anos, em situação de trabalho infantil, o que representa cerca de 10% do total de crianças nessa faixa etária (141 milhões). Destes, 9,4 milhões realizam trabalhos perigosos, que ameaçam sua integridade física e psicológica. Erradicar o trabalho infantil é um compromisso internacional, partilhado por governos, organizações sociais, professores, pesquisadores, empresas, famílias e membros da comunidade em geral.”

Nesta semana andei vendo excertos da novela Salve Jorge e revivendo parte dos debates e das reflexões sobre o trabalho que ainda temos que incentivar sobre o trabalho escravo e o tráfico de pessoas. Eis que recebo notificação de que no dia 25/02 começou a etapa virtual do IV Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil, que culminará com a realização de um encontro, no dia 21/03/2012, no México, e que traz um texto de Mónica Salazar, Coordenadora do Grupo Contra o Tráfico de Pessoas, sobre o Tráfico para fins de exploração laboral em contextos de migração, e um vídeo com uma entrevista concedida por Silvano Cantú, consultor da OIT, sobre Estratégias e Planos Nacionais para a prevenção e erradicação do trabalho infantil.

Vale conferir as atividades dos outros dois eixos temáticos do encontro: um texto de Diana Karen González, da Direção de Educação Indígena da SEP, acerca de Políticas educativas para a eliminação do trabalho infantil em povos indígenas, e um vídeo de Florencia Nesis, Consultora da OIT, sobre Modelos de intervenção para a prevenção e erradicação do trabalho infantil.

Participe, debata, contribua: cadastre-se. Ajude-nos a avançar na luta contra o trabalho infantil.

O IV Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil, denominado “Aportes para a eliminação do trabalho infantil na América Latina. Um caminho rumo a Conferência Mundial 2013” nasceu com o intuito de identificar, analisar e compartilhar estudos, práticas e experiências bem-sucedidas na prevenção e erradicação ao trabalho infantil na América Latina e acontece em quatro etapas, sendo que cada uma delas conta com um encontro presencial, acompanhado por etapas virtuais de discussão, culminando com o evento em agosto de 2013, no qual serão abordados temas relativos ao Cone Sul no quarto e último encontro sub-regional que ocorrerá no Brasil, com a participação de Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

E sim, você e eu podemos participar como cidadãos. Quem se engaja são os comumente relacionados à luta por esta causa e citados no Roteiro para Eliminação das Piores Formas de Trabalho Infantil estabelecido na II Conferência Global de Haia em 2010 – instituições governamentais, interlocutores sociais, ONG e organismos internacionais e regionais – mas creio que o tema é pertinente para todos.

Afinal, todos desejamos alcançar os objetivos abaixo, concordam?
Tráfico para fins de exploração laboral em contextos de migração. A discussão estará centrada em distintos aspectos como o perfil das vítimas, as modalidades de cooptação, os setores mais atingidos, os vácuos legislativos e institucionais e o papel dos empregadores e dos trabalhadores, bem como as respostas institucionais.

Políticas educativas para eliminar o trabalho infantil em populações indígenas. Busca-se analisar o impacto das políticas educativas em populações indígenas tanto no que se refere à cobertura básica, retenção e rendimento escolar como na redução do trabalho infantil.

Estratégias e Planos nacionais para a prevenção e erradicação do trabalho infantil. Busca responder questões sobre a oportunidade de elaborar um plano específico para a PETI no México, sua relação com outros planos federais, estatais e municipais, modelos de referência, setores, atores que devem participar.

Modelos de intervenção para a prevenção e erradicação do trabalho infantil. Neste eixo serão discutidos modelos de intervenção muito diversos contemplados na Hoja de Ruta, prestando-se especial atenção a modelos de intervenção em setores com alta incidência de trabalho infantil e cujos resultados tenham sido positivos.

Como apoiar e participar?

– Qualquer pessoa pode se inscrever e participar das atividades da segunda fase da etapa virtual do IV Encontro – Panamá.

– Todos os participantes que tiverem presença mínima de 50% na plataforma do encontro receberão uma Declaração de Participação. Ela poderá ser baixada por meio do perfil no prazo de 45 dias após o término das atividades virtuais.

– De 25/02 a 30/03/2013 será possível participar das atividades (textos, vídeos e chats) sobre os quatro eixos temáticos que serão abordados no Encontro, tendo como objetivo contribuir para a Conferência Mundial de 2013 no Brasil.

E para quem quer fazer mais!

Encontro sobre trabalho infantil, encontro internacional contra o trabalho infantil, trabalho infantil, trabalho infantil no mundo, trabalho infantil no Brasil, debates sobre trabalho infantil, comentários sobre trabalho infantil, textos sobre trabalho infantil posts sobre trabalho infantil, erradicação do trabalho infantil, debates com profissionais sobre o trabalho infantil,  IV Encontro Internacional contra o Trabalho Infantil, tráfico de pessoas, fim da exploração, exploração de menores, debate virtual sobre trabalho infantil, trabalho infantil com indígenas, prevenção do trabalho infantil, escola no combate ao trabalho,

Que tal fazer um curso, gratuito, e entender a importância do papel da escola nas ações de combate ao trabalho infantil? A partir do dia 4 de março, estarão abertas as inscrições ao curso Escola no Combate ao Trabalho Infantil (ECTI), da Fundação Telefônica Brasil. Saiba mais! http://migre.me/dn7Gy

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook