casa / entretenimento

Um dos meus locais favoritos em São Paulo é o Museu da Casa Brasileira. Já falei do local aqui algumas vezes e é sempre um prazer visitar o espaço, nem que seja só para passear no jardim ou almoçar no delicioso restaurante, a Quinta do Museu. Neste final de semana tenho um motivo extra para ir lá: os últimos dias da exposição Design Italiano para Sustentabilidade.

Museu da Casa Brasileira realiza exposição Design Italiano para a Sustentabilidade

“A exposição é composta por 40 peças entre materiais e objetos, reunindo de aparelhos de iluminação a pisos, revestimentos, tecidos, objetos cotidianos da casa, cozinha e escritório, produzidos na Itália.”

A mostra, que tem curadoria de Marco Capellini, designer e consultor do Ministério das Atividades Produtivas e do Observatório Nacional de Resíduo na Itália, objetiva “relembrar os problemas ambientais intrínsecos à produção de objetos de consumo e a importância de fazer escolhas com base na preservação do equilíbrio ambiental e no uso responsável dos recursos naturais”.

“A ideia é estimular a reflexão sobre a complexidade dos aspectos envolvidos na questão da sustentabilidade, que tem sido tratada muitas vezes de maneira superficial, sem melhor compreensão da sua real aplicação nos processos de fabricação, uso e reuso de produtos e materiais.”

E como fazer para que isso fique realmente claro para quem visita a exposição?

Neste caso, as legendas das peças informam não só a autoria dos produtos e suas características, mas também apresentam ícones com dados sobre as possibilidades de reciclagem, a redução de emissões de CO2, economia energética, a redução na utilização de recursos naturais, entre outros dados obtidos através do rastreamento atento de todo o processo produtivo. Seguindo este viés, materiais, processos produtivos, transporte, consumo e vida útil são elementos que conjuntamente caracterizam a sustentabilidade do produto e estarão ressaltados em cada peça, evidenciando o foco de projetistas e empresas nos aspectos ambientais e sociais. Exemplo é a peça da imagem de abertura do post e a que posto abaixo, dois exemplos bem interessantes de reuso de materiais.

Museu da Casa Brasileira realiza exposição Design Italiano para a Sustentabilidade

E, afinal, o museu é da casa, não? Se for até lá, aproveite para ver também as Casas Museu da Itália, que entra em cartaz dia 26/10 e apresenta painéis fotográficos de 13 residências históricas italianas em imagens de Omar Kheiraoui e curadoria da Dra. Rosanna Pavoni (especialista nesta tipologia de museu). As imagens trazem à tona arte, artesanato, música e outros aspectos da cultura italiana através das diferentes residências – de personalidades, casas de colecionedores, moradias da nobreza, do clero e casas camponesas – que ilustram um percurso pelo edifício e seus objetos, abrindo janelas sobre os diferentes aspectos da cultura italiana: arte, artesanato, música, poesia e gastronomia.

Se você curte os dois temas, corre lá até 06/11. A exposição fica em cartaz de terça a domingo, das 10h às 18h, no Museu da Casa Brasileira (Av. Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano – São Paulo – SP).

Você pode gostar também de ler:
(Foto de Pexels no Pixabay) Seja por economia ou para ter
  (Imagem: Gabriel Jabour)  Desde a primeira vez que fui a Brasília, eu
Mora em São Paulo e não sabe ao certo de onde vem a água da
Há alguns dias comentei aqui sobre a postura de se informar sobre a sustentabilidade embutida
Vidro reciclado + açúcar mascavo orgânico: bom é começar o dia com pequenas escolhas conscientes.
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas