Intolerância à lactose e outros tratamentos naturais

leite1

Outro dia minha irmã Tiffany escreveu em seu blog um verdadeiro tratado com suas leituras sobre intolerância à lactose. Partindo de nossa experiência familiar, no qual pai e mãe têm o mesmo problema (embora com níveis diferentes de intolerância), ela andou pesquisando sobre o assunto, relembrando um livro muito interessante que é um convite a uma alimentação diferente.

Em “Mamãe eu quero – um guia prático de alimentação para crianças de todas as idades”, a estudiosa de medicina chinesa e naturalista Sonia Hirsch ensina a usar vários alimentos para repor o cálcio que o leite nos daria: folhas verde-escuras da mostarda, da couve, da salsa, das algas-marinhas, do gergelim, da castanha-do-pará, de alguns chás como o chá verde, de folhas de nabo, trigo sarraceno, queijo de soja, grão de bico, seja verde, feijão, melado de cana. Em casa eu os uso sempre porque meu filho mais velho herdou esta característica tanto do meu lado da família quanto do pai – que tem um histórico de intolerância grave à lactose em alguns dos bebês.

Se o tema é do seu interesse recomendo a leitura de um especial do Como as coisas funcionam sobre o tema, no qual afirmam que

“cerca de 90% dos asiáticos, por exemplo, sofrem de intolerância à lactose em algum grau. Quase 75% dos afro-americanos, judeus, índios e mexicano-americanos adultos são intolerantes à lactose. Na verdade, a única população relativamente livre desse problema são os descendentes dos europeus do norte.”

E para quem gosta de descobrir alternativas mais naturais como eu, tem post no meu blog de culinária sobre os mitos e verdades da linhaça e da pimenta – dizem que ela emagrece e reduz o colesterol!

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook