cidadania / destaque / empreendedorismo / social good

Antes de sair pro primeiro dia do Seminário Social Good eu comentei que a melhor parte desses eventos é desvirtualizar pessoas. Junte isso à chance de reunir figuras diferentes em conversas informais que acrescentam de verdade.

Isso é o uso de tecnologias de conectividade usadas pro bem social!

Almocei com Roberto Agune que participou do painel que fecha o primeiro dia de Social Good Brasil, “Inovando em governo: mudando a gestão pública de dentro para fora“.

Foi interessantíssimo conversar com ele, que estudou na Mooca e mora na Vila Madalena. Estamos ambos em dois bairros ímpares da cidade de São Paulo por alguns motivos que escondem coisas que os cidadãos precisam e que os governantes também: pertencimento, empoderamento e identidade. 

Três princípios norteiam o trabalho dele:

– Um governo único para um cidadão único

– Governo como plataforma 

– Governo hiperlocal

  
Fiquei curiosa com o livro “Dá pra fazer“, um e-book gratuito que traz o relato experimental da equipe da Assessoria de Inovação em Governo (iGovSP) que orienta os gestores públicos sobre o tema, desde a fundamentação e motivos para inovar em governo até a apresentação de métodos e alternativas para iniciar o processo de mudança no setor público.

E vou acompanhar o pitchgov.sp.gov.br que no dia 17 de novembro reunirá iniciativas inovadoras para solução dos desafios da administração pública.

Acredito que iniciativas assim fazem o cidadão assumir um novo papel no governo.

Em um momento de crise política no Brasil, onde as multidões clamam por um novo modelo de gestão pública, a inovação e o comportamento empreendedor aparecem como alternativa para realizar mudanças efetivas de dentro para fora: “hackear” o sistema para uma administração mais eficiente e participativa. 

Preparar lideranças políticas mais alinhadas com um novo modelo de poder mais distribuído e democrático é necessário. Quem já está inovando neste ambiente tradicionalmente burocrático?

Além de Roberto Agune (iGov), participam deste painel Joice Toyota (Vetor Brasil), Cristiano Ferri (Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados) e André Tamura (WeGov), figuras pás acompanharmos! 

😉


Estatísticas