destaque / empreendedorismo

11134007_819142164789158_4510145101278680489_n

Conversei com Cristina Sano nas redes sociais por um longo tempo sem pensar muito na sua atuação como infografista, um viés do jornalismo que adoro e que é pouco conhecido.

Mas neste #diadojornalista, achei super pertinente indicar alguém que está no jornal diário, daquele dia filmes de Clark Kent e Peter Parker, mas inovando. Vejam o que ela me contou sobre sua escolha:

“Caí de paraquedas no jornalismo em 2007, quando fui aprovada no programa de treinamento em artes gráficas da Folha. De lá pra cá, mudei alguns caminhos e escolhi cursar Jornalismo para ter maior conhecimento teórico a respeito do trabalho que eu começava a desenvolver como infografista. Hoje, quase 8 anos depois, ainda acredito que muito mais importante que um layout bonito, é saber passar a informação de forma clara e objetiva. E o trabalho do jornalista na apuração dos dados é fundamental para isso.” 

E a Cris indicou um livro da sua área para quem quiser saber mais para se aventurar: “Infografe”, de Mario Kanno fala da importância da visualização de dados como forma de informação. 

Vejam que legal: o livro, reflexo das soluções visuais do dia a dia da comunicação e do benchmarking entre profissionais de diversos veículos,  está liberado para download (clique aqui). Infografe: Como e porque usar infográficos para criar visualizações e comunicar de forma imediata e eficiente é um manual completo, tanto conceitual quanto prático, para quem quer entender e/ou produzir infográficos. Vale ler também este documento.

Mostra de Infografia by binmarder

E se esta área profissional nunca te interessou, vale a pena conhecer e pensar a sério.

O infográfico é a apresentação de informações com preponderância de elementos gráfico-visuais (fotografia, desenho, diagrama estatístico etc.) integrados em textos sintéticos e dados numéricos,, muito utilizada em jornalismo como complemento ou síntese ilustrativa de uma notícia. Os infográficos jornalísticos costumam ter textos breves mesclados a representações figurativas e esquemáticas, com objetivo de explicar de algum conteúdo para o leitor.

Aposto que você, como eu, adora quando tem um infográfico explicando as matérias. Agora você já sabe que se for na Folha de S. Paulo, pode ter sido feito pela Cris! 😉

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas