Infância e Fantasias

collage31.jpgCeila comentou que levou sua filha, Malu, de 3 anos, na exposição Infância e Fantasias, na Caixa Cultural, no centro de São Paulo. Eu quero ir com os meninos, por eles e por nós pois comentei com o Gui e ele se animou como eu com os personagens que estarão retratados lá – especialmente o querido Garibaldo! E que criança na idade dos meus não adora uma fantasia? Adoraria levar minha afilhada Dora, que aos 4 anos está no auge das fantasias e sonhos de princesa.

Parece que levar criança para ver roupa não tem nada a ver. Mas ano passado visitamos uma exposição da Carmen Miranda no Memorial da América Latina e os meninos se encantaram com a riqueza de detalhes dos trajes, sapatos com plataformas altíssimas e das jóias. Como mães de meninos, é nossa obrigação também ensiná-los a apreciar o belo sem criar estereótipos.

A Exposição Infância e Fantasias resgata a memória dos personagens da programação infantil da TV Cultura e com ela a emoção dos pequenos telespectadores do passado e de hoje. São figurinos originais do Bambalalão, Catavento, Castelo Rá-Tim-Bum, Cocoricó e X-Tudo, entre outros. Fiquei curiosa pelo painel com imagens e croquis de figurinos e creio que meus filhos vão gostar das “TVs Bonecos” – televisores fantasiados com as temáticas dos programas, onde podem ser assistidos alguns dos episódios mais marcantes da programação infantil da TV Cultura. Para os pequenos a Turma do Cocoricó, para os pais Garibaldo, um dos protagonistas da série Vila Sésamo, transmitida em 1972. Falo para o Gui que eu sou de outra geração (temos 1 ano de diferença de idade) porque eu não lembro do Garibaldo! Mas para quem gostava, recebi um release hoje contando que o o histórico pássaro vai voltar breve às telas na TV Cultura.

Serviço:

Exposição Infância e Fantasias

  • Data: até 9 de dezembro, de terça a domingo, das 9h às 21h.
  • Local:Caixa Cultural, Praça da Sé, 111 – centro – São Paulo.
  • Fone: (11) 3321-4400
  • Entrada gratuita

O blog Agenda Cultural de São Paulo colocou links com videos do youtube dos programas citados. Ficou ótimo. E no Vereda Estreita há uma crítica à visita.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.