destaque / entretenimento

  
Adoramos receber de presente TOT, de Marcelo Xavier, com fotos de Sylvio Coutinho. 

O trabalho de Marcelo Xavier é genial. Ele é artista plástico, escritor, cenógrafo, figurinista, autor de livros infantis. Diversos de seus livros receberam premiações, dentre elas estão o Prêmio Jabuti, em 2001, para “Festas”, na categoria Ilustrações e de melhor ilustrador, em 1994, para “Asa de Papel”.

O trabalho com ilustração tridimensional, que desenvolve desde 1986, é uma síntese de seus múltiplos talentos, além de um presente para olhos e imaginação, pois os personagens e objetos de cena são moldados em massa plástica, montados em pequenos cenários e fotografados.  

Sua estréia no universo infantil, com o livro “Truques Coloridos”, todo feito com imagens feitas com massinha de modelar, garantiu seu lugar fixo com “este público exigente”. Depois desse, obras como “O dia a dia de Dadá”, “Tem de tudo nesta rua”, “Asa de papel”, “Se criança governasse o mundo”, se tornaram bastante conhecidas do público. 

Suas obras receberam importantes premiações: Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro (1994, 2001, 2005); Prêmio APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte (1990, 1993); Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (1987, 1990, 1993, 1998, 2001); Prêmio da Associação Brasileira de Escritores (1997). 

São, ao todo, 18 livros, sendo 14 infantis. Alguns publicados em inglês e espanhol. Um deles (“Se criança governasse o mundo”) já está disponível em versão eletrônica. Tanta produção coloca Marcelo Xavier como o autor de maior vendagem do selo Formato, da Editora Saraiva.

  
A aproximação com o público infantil acabou promovendo um intenso envolvimento do autor com a Arte Educação, sobretudo nas oficinas de modelagem para crianças e professores realizadas por todo o país. Nelas, Marcelo busca mostrar os caminhos encantados e extremamente simples da modelagem com massinha. Os participantes são estimulados, pela observação das ilustrações tridimensionais dos livros, a se entregarem a um exercício de criação individual, fazendo um boneco de massinha a partir das orientações do autor.

“Os livros são um encontro que o autor marca com o leitor, esperando que ele compareça. Se o encontro acontece, pode nascer uma forte ligação entre eles. Marquei meu primeiro livro encontro com as crianças em 1987. Ele se chamava ‘O dia a dia de Dadá’ e era um livro de imagens, sem texto. Os pequenos leitores compareceram e a tal ‘forte ligação’ aconteceu. Outros livros vieram, sempre com ilustrações tridimensionais, feitas com massa de modelar e fotografadas. A modelagem é uma paixão antiga. Na minha infância, eu usava barro para fazer bonecos. Depois que secavam ao sol, eram pintados com aquarela. A partir dos encontros com as crianças de várias partes do país, em oficinas de modelagem, posso garantir que elas sabem das coisas e das não-coisas. Crianças pensam com o coração, e têm soluções incríveis para todos os problemas. Por isso, e por puro amor, eu voto nelas!”

Como não se apaixonar?

E em TOT, que recebemos de presente da Saraiva, há um extra carinhoso: um CD no qual o autor conta a história. 

😉

Sinopse:

A história narrada neste livro mostra a descoberta dessa força por Aristóteles, um menino de 10 anos mais conhecido pelo apelido TOT, que andava triste e desencantado até chegar a uma velha casa abandonada. Lá, é recebido por um personagem fantástico que vai lhe mostrando os diferentes talentos que podemos explorar em nós mesmos e como fazer para despertá-los. 

Serviço:

– ISBN: 8572084444

– Idioma: Português

– Encadernação: Brochura

– Formato: 21 x 27,5

– Páginas: 40

– Ano de obra / copyright: 2006

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas