destaque / entretenimento

  
Adoramos receber de presente TOT, de Marcelo Xavier, com fotos de Sylvio Coutinho. 

O trabalho de Marcelo Xavier é genial. Ele é artista plástico, escritor, cenógrafo, figurinista, autor de livros infantis. Diversos de seus livros receberam premiações, dentre elas estão o Prêmio Jabuti, em 2001, para “Festas”, na categoria Ilustrações e de melhor ilustrador, em 1994, para “Asa de Papel”.

O trabalho com ilustração tridimensional, que desenvolve desde 1986, é uma síntese de seus múltiplos talentos, além de um presente para olhos e imaginação, pois os personagens e objetos de cena são moldados em massa plástica, montados em pequenos cenários e fotografados.  

Sua estréia no universo infantil, com o livro “Truques Coloridos”, todo feito com imagens feitas com massinha de modelar, garantiu seu lugar fixo com “este público exigente”. Depois desse, obras como “O dia a dia de Dadá”, “Tem de tudo nesta rua”, “Asa de papel”, “Se criança governasse o mundo”, se tornaram bastante conhecidas do público. 

Suas obras receberam importantes premiações: Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro (1994, 2001, 2005); Prêmio APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte (1990, 1993); Prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (1987, 1990, 1993, 1998, 2001); Prêmio da Associação Brasileira de Escritores (1997). 

São, ao todo, 18 livros, sendo 14 infantis. Alguns publicados em inglês e espanhol. Um deles (“Se criança governasse o mundo”) já está disponível em versão eletrônica. Tanta produção coloca Marcelo Xavier como o autor de maior vendagem do selo Formato, da Editora Saraiva.

  
A aproximação com o público infantil acabou promovendo um intenso envolvimento do autor com a Arte Educação, sobretudo nas oficinas de modelagem para crianças e professores realizadas por todo o país. Nelas, Marcelo busca mostrar os caminhos encantados e extremamente simples da modelagem com massinha. Os participantes são estimulados, pela observação das ilustrações tridimensionais dos livros, a se entregarem a um exercício de criação individual, fazendo um boneco de massinha a partir das orientações do autor.

“Os livros são um encontro que o autor marca com o leitor, esperando que ele compareça. Se o encontro acontece, pode nascer uma forte ligação entre eles. Marquei meu primeiro livro encontro com as crianças em 1987. Ele se chamava ‘O dia a dia de Dadá’ e era um livro de imagens, sem texto. Os pequenos leitores compareceram e a tal ‘forte ligação’ aconteceu. Outros livros vieram, sempre com ilustrações tridimensionais, feitas com massa de modelar e fotografadas. A modelagem é uma paixão antiga. Na minha infância, eu usava barro para fazer bonecos. Depois que secavam ao sol, eram pintados com aquarela. A partir dos encontros com as crianças de várias partes do país, em oficinas de modelagem, posso garantir que elas sabem das coisas e das não-coisas. Crianças pensam com o coração, e têm soluções incríveis para todos os problemas. Por isso, e por puro amor, eu voto nelas!”

Como não se apaixonar?

E em TOT, que recebemos de presente da Saraiva, há um extra carinhoso: um CD no qual o autor conta a história. 

😉

Sinopse:

A história narrada neste livro mostra a descoberta dessa força por Aristóteles, um menino de 10 anos mais conhecido pelo apelido TOT, que andava triste e desencantado até chegar a uma velha casa abandonada. Lá, é recebido por um personagem fantástico que vai lhe mostrando os diferentes talentos que podemos explorar em nós mesmos e como fazer para despertá-los. 

Serviço:

– ISBN: 8572084444

– Idioma: Português

– Encadernação: Brochura

– Formato: 21 x 27,5

– Páginas: 40

– Ano de obra / copyright: 2006


Estatísticas