Idade dos usuários de redes sociais (ou porque sou um peixe nadando nas águas certas, na hora certa!)

O estudo Ages of social network users (Idade dos usuários de rede social) foi uma dica da @clakruger, amiga das minhas irmãs no tempo de faculdade e que, graças às redes sociais, é uma amiga virtual minha com quem troco boas dicas e ideias no Twitter e Facebook. Estas duas redes têm grande participação de pessoas com nosso perfil: mulher, na faixa dos 30 anos, profissionais com desenvoltura na Cultura Web e no idioma de Shakespeare (ou da D.C Comics, risos).

Mas qual será a idade do usuário médio do Twitter ou Facebook? E de outros, como MySpace e LinkedIn? Um grupo estudou estatísticas de idade de 19 diferentes sites de redes sociais (a maioria pouco popular aqui no Brasil) e concluiu: o usuário do Twitter  tem, em média, 39 anos, enquanto o do LinkedIn tem 44, o do Facebook, 38 e do MySpace, 31.

Se você está nesta faixa, já deve ter notado, como Clarisse e eu, que somos peixes nadando nas águas certas – e no melhor momento. Está certo, o universo pesquisado é estadunidense, mas não vejo diferenças tão substanciais por aqui. 25% dos usuários destes sites têm 35 a 44 anos, faixa etária que domina a mídia social, por enquanto não tão “madura”, pois só 3% têm 65 anos ou mais. Por que somos mais ativos? Não somos nascidos na internet, mas profissionalmente somos nativos dela: quem tem entre 30 e 44 anos hoje faz parte da geração de pessoas que estavam na casa dos 20 como a internet decolou em meados dos anos 1990.

E, como ensinava minha professora de Sociologia da Comunicação na faculdade (nos idos de 1993-94), as gerações deixam de ser medidas por décadas… um dos grupos é de 18 a 24 anos, lembrando que diferenças maiores do que 7 anos já definem uma mudança radical de visão de mundo. Outro fator que vale observar, nas conclusões do estudo, é que a mídia social não é dominada pelos mais jovens ou heavy users de tecnologia, mas sim por pessoas mais próximas da chamada (ugh!) meia idade, que já sabem a importância dos relacionamento, da rede de contatos (network) ativa e do posicionamento a médio e longo prazo, coisas que garantem o sucesso no uso das redes sociais.

Acha que estou errada quanto ao Brasil? Qual a idade de @marcelotas @rosana @realwbonner @ivetesangalo, fenômenos do Twitter aqui?

P.S. As redes pesquisadas: Facebook , LinkedIn , MySpace , Twitter , Slashdot , Reddit , Digg , Delicious , StumbleUpon , FriendFeed , Last.fm , Friendster , LiveJournal , Hi5 , Tagged , Ning , Xanga , Classmates.com , Bebo . Lista completa dos locais em estudo: Facebook, LinkedIn, MySpace, Twitter, Slashdot, Reddit, Digg, Delicious, StumbleUpon, FriendFeed, Last.fm, Friendster, LiveJournal, Hi5, Tagged, Ning, Xanga, Classmates.com, Bebo.

Posts relacionados

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook