O estudo Ages of social network users (Idade dos usuários de rede social) foi uma dica da @clakruger, amiga das minhas irmãs no tempo de faculdade e que, graças às redes sociais, é uma amiga virtual minha com quem troco boas dicas e ideias no Twitter e Facebook. Estas duas redes têm grande participação de pessoas com nosso perfil: mulher, na faixa dos 30 anos, profissionais com desenvoltura na Cultura Web e no idioma de Shakespeare (ou da D.C Comics, risos).
Mas qual será a idade do usuário médio do Twitter ou Facebook? E de outros, como MySpace e LinkedIn? Um grupo estudou estatísticas de idade de 19 diferentes sites de redes sociais (a maioria pouco popular aqui no Brasil) e concluiu: o usuário do Twitter tem, em média, 39 anos, enquanto o do LinkedIn tem 44, o do Facebook, 38 e do MySpace, 31.
Se você está nesta faixa, já deve ter notado, como Clarisse e eu, que somos peixes nadando nas águas certas – e no melhor momento. Está certo, o universo pesquisado é estadunidense, mas não vejo diferenças tão substanciais por aqui. 25% dos usuários destes sites têm 35 a 44 anos, faixa etária que domina a mídia social, por enquanto não tão “madura”, pois só 3% têm 65 anos ou mais. Por que somos mais ativos? Não somos nascidos na internet, mas profissionalmente somos nativos dela: quem tem entre 30 e 44 anos hoje faz parte da geração de pessoas que estavam na casa dos 20 como a internet decolou em meados dos anos 1990.
E, como ensinava minha professora de Sociologia da Comunicação na faculdade (nos idos de 1993-94), as gerações deixam de ser medidas por décadas… um dos grupos é de 18 a 24 anos, lembrando que diferenças maiores do que 7 anos já definem uma mudança radical de visão de mundo. Outro fator que vale observar, nas conclusões do estudo, é que a mídia social não é dominada pelos mais jovens ou heavy users de tecnologia, mas sim por pessoas mais próximas da chamada (ugh!) meia idade, que já sabem a importância dos relacionamento, da rede de contatos (network) ativa e do posicionamento a médio e longo prazo, coisas que garantem o sucesso no uso das redes sociais.
Acha que estou errada quanto ao Brasil? Qual a idade de @marcelotas @rosana @realwbonner @ivetesangalo, fenômenos do Twitter aqui?
P.S. As redes pesquisadas: Facebook , LinkedIn , MySpace , Twitter , Slashdot , Reddit , Digg , Delicious , StumbleUpon , FriendFeed , Last.fm , Friendster , LiveJournal , Hi5 , Tagged , Ning , Xanga , Classmates.com , Bebo . Lista completa dos locais em estudo: Facebook, LinkedIn, MySpace, Twitter, Slashdot, Reddit, Digg, Delicious, StumbleUpon, FriendFeed, Last.fm, Friendster, LiveJournal, Hi5, Tagged, Ning, Xanga, Classmates.com, Bebo.
Posts relacionados
- Divulgar produtos e conversar com os consumidores em redes sociais é “investimento”
- Como o LinkedIn é usado por brasileiros
- 5 dicas do LinkedIn para campanhas em redes sociais
- Executivos devem usar as redes sociais?
- Medindo sua influência online: Klout, Twitalyzer e Twitter Grader
- Razões para manter seu perfil (atualizado) em redes sociais de profissionais
Latest posts by Sam @samegui Shiraishi (see all)
- Como sair das bolhas? Como distinguir notícias falsas das verdadeiras neste mundo de pós-verdades? - 18/04/2018
- Propostas para fortalecer a participação das juventudes brasileiras em prol da melhoria da educação - 16/04/2018
- Your name: a esperança que sobrevive às piores fatalidades - 14/04/2018
- Vida com propósito - 10/04/2018