Vida agitada, sono tranquilo, será possível conciliar os dois?

Dia 21/03 é o dia mundial do sono, data que a OMS escolheu para informar a população sobre a importância do descanso adequado para uma boa saúde. Segundo dados dos órgãos de saúde, cerca de 30% da população apresenta algum distúrbio do sono. Como anda sua rotina de sono?

Quem vê uma mãe super atarefada com nenê pequeno acha que a gente não vê a hora de descansar, né? Mas, conforme eles vão crescendo e conseguimos criar uma rotina familiar saudável, até estes momentos podem ser prazeiros e, por que não, educativos. E como hoje é Dia do Sono, achei que seria uma boa relembrar o tema – que já foi alvo de outros posts, como Dormir pouco pode afetar a memória e o sistema imunológico, Em busca de um novo colchão e em especial (com dicas) no Nana nenê.

Vivi uma experiência muito parecida com a da Flávia, mãe da Maria Clara. Meu segundo filho também veio numa surpresa deliciosa e tem uma personalidade iluminada – mas também é uma figurinha agitadíssima. Curiosamente, talvez por ser tão ligado em tudo, Gio foi um bebê que dormia bem e cedo. O banho (já com a linha Hora do Sono, que não existia no tempo do Enzo) e a massagem com creminho o deixavam prontinho e rendiam uma noite inteira sem acordar.

Mas cada filho é um, né? O mais velho, que hoje (aos 10) dorme tão bem, tinha sono leve e acordava muitas vezes para mamar na mamãe de madrugada. Este vínculo que criamos naquela fase da massagem, do mamá, da história e da canção antes de dormir ainda fazem com que os meninos venham sentir “um cheiro” na nossa cama antes de pegar no sono – e, apesar de eu reclamar um pouco porque já são uns grandões que me derrubam da cama, amo muito estes momentos queridos. Depois que eles vão para seu quarto quem fica aproveitando o cheirinho de filho sou eu.

🙂

Este vídeo é parte do webdocumentário no qual estas mães contam das suas descobertas com seus bebês e vamos ter bons papos de mãe lá na FanPage da Johnson’s no Facebook. Se você está em fase de ter bebê e quer corujar, não deixe de se juntar a nós. E, se como eu, você já está na saudade e quer compartilhar suas dicas, chegue junto, será um prazer ter sua companhia. E será uma honra ter suas dicas, como fez a @simonestf contando da sua experiência com o Davi após ver o video Vida agitada, sono tranquilo, que posto abaixo e comentei aqui.

P.S. Temos uma história de cheirinho que adoro. Os meninos foram muito aconchegados pelo papai quando pecorruchos e Gui foi um companheirão que levantava a cada mamada para nos atender (me ajudava a me acomodar, trazia água ou chá, trocava os meninos) e os dois se habituaram a ter pai e mãe sempre junto. Quando Gio tinha uns 40 dias o Gui viajou para um evento do trabalho e eu fiquei pela primeira vez com os dois meninos em casa. Enzo dormiu fácil depois do banho e historinha, mas o Gio ficou me olhando assustadinho, como quem quer dizer alguma coisa, mesmo cansado não se rendia… eu não sabia mais o que fazer quando me veio a ideia de que era a falta do pai! E o que fazer? Peguei a camisa do pijama do Gui no cesto de roupas e vesti-a, depois embalei o nenê com o cheirinho misturado de pai e mãe. Acreditam que em poucos minutos ele dormia, suspirando, tranquilo? Foi uma das cenas mais lindas que eu já vivi!

Leia também:

– Nana, Nenê: Como resolver o problema da insônia do seu filho

– Dormir pouco pode afetar a memória e o sistema imunológico

– Ter tempo é o grande luxo porque falta tempo para o básico: dormir!

– Crianças precisam dormir 9 horas por noite – veja aqui dicas para garantir esta rotina em seu lar

– Dicas para uma boa noite de sono no verão

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook