Hora de começar já passou, é hora de fazer #forumSWU (por @bibianamaia) #avidaquerNoSWU

O encerramento do primeiro painel do Fórum Global de Sustentabilidade ficou por conta do pesquisador José Eli da Veiga. Sua fala simples e objetiva desconstruiu algumas visões popularizadas, como a necessidade de começar agora a mudar nossa relação com o ambiente, e a ideia de que com este modelo de desenvolvimento o planeta deixará de existir.

Para o professor a hora de começar a mudar já passou. Não sabemos quanto tempo nos resta se prorrogarmos nosso comportamento, então é hora de ir além do início de uma conscientização para efetuarmos grandes mudanças. É hora de fazer.

Ele citou como um atraso as mudanças no Código Florestal brasileiro que tramitam no congresso, que, enquanto são amplamente defendidas por ruralistas, são questionadas pela sociedade civil e por cientistas. O novo código diminui o tamanho de áreas a serem preservadas em encostas, margens de córregos, que podem desencadear problemas como deslizamento de encostas, assoreamento de rios, entre outras questões polêmicas. Para Veiga nossas legislações ambientais sempre foram modernas, considerando o contexto em que foram elaboradas, e as modificações iminentes são exemplos de um retrocesso.

Outro equívoco é pensar que nosso planeta não existirá se nossa pegada ecológica persistir em ser maior do que ele pode regenerar.

“Vivemos em um cheque especial de 50% ao ano. Consumimos meio planeta a mais do limite. Estamos brincando, pois não sabemos até onde nós aguentaremos. O planeta vai continuar, o que queremos é preservar algo mais delicado, uma camada fina da terra chamada biosfera”.

José Eli da Veiga terminou sua participação chamando atenção para a preservação dos ecossistemas presentes nas águas.

“A revolução francesa foi um marco. As cores da bandeira representavam liberdade, igualdade e fraternidade. Precisamos incluir agora uma nova vertente, o turquesa, para representar os oceanos. Eles são extremamente importantes no combate à poluição.”.

P.S. Bibiana Maia (@bibianamaia) está fazendo a cobertura colaborativa do Fórum Global de Sustentabilidade SWU na equipe do @avidaquer e é autor deste post). Venha com a gente. Vamos pensar juntos em um mundo de possibilidades!
Acompanhe o Fórum Global de Sustentabilidade conosco! #avidaquerNoSWU http://t.co/wPDNDNCO
E você pode ver os videos, de tudo que acontece aqui no SWU (e ao vivo) no Facebook, acesse www.Facebook.com/swubrasil.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook