entretenimento

Marvel's Ant-Man..Scott Lang/Ant-Man (Paul Rudd)..Photo Credit: Zade Rosenthal..? Marvel 2014

Quem assiste os filmes da Marvel nos cinemas já percebeu um certo movimento entre alguns deles: a experimentação. Personagens ditos desconhecidos do acervo de heróis vindos dos quadrinhos estão estrelando suas próprias produções, e cada uma delas com um ritmo e aplicação de gênero cinematográfico diferente. Por exemplo: Guardiões da Galáxia, que já falamos aqui. É um filme que traz de volta a aventura espacial com um toque de comédia e família, que ficou bem forte nos filmes de Star Wars. Capitão América 2 trouxe o espírito do filme de espionagem, sem deixar a ação de fora, como bons filmes do 007. Pois bem: como seria isso com o Homem-Formiga, que estreia nos cinemas esta semana? O que ele traz de novo e ele faz isso bem?

O novo filme da Marvel chegou com muitas dúvidas. No meio da produção do filme houve a troca de direção – saiu Edgar Wright e entrou Peyton Reed – por conflitos criativos quanto ao filme. Os trailers nos davam informações desconexas. Afinal, seria uma comédia? Um filme mais sério? As piadas lá estão bem encaixadas? A expectativa construída para este filme não me encantou. Eu estava esperando uma bomba.

E quem diria. Homem Formiga é BOM.

Pra quem não está familiarizado com a história, vamos para um rápido resumo. A história começa com Hank Pym (Michael Douglas), o primeiro Homem-Formiga. Hank é um cientista brilhante que no passado criou (e vestiu) um uniforme capaz de diminuir a distância entre os átomos, fazendo com que seu usuário pudesse encolher e crescer de novo com o simples apertar de um botão. Hank nunca confiou a fórmula por trás deste poder a ninguém – sabia que, se ela caísse em mãos erradas, as consequências seriam catastróficas. O problema é que Darren Cross (Corey Stall), ex-aprendiz de Hank, está perto de descobrir sozinho como replicar a fórmula sem a ajuda de seu antigo mentor, e suas intenções não são as melhores. Para impedir que isto aconteça, Hank Pym precisa de um novo Homem-Formiga para invadir a sede da empresa de Darren sem ser descoberto e destruir a nova fórmula. O sucessor em questão é Scott Lang (Paul Rudd), um engenheiro eletrônico recém-saído da prisão por um roubo heroico a la Robin Hood que está tentando reconstruir sua vida para servir de bom exemplo para sua filha, a pequena Cassie (Abby Ryder Fortson). Sim, o filme tem pouco a ver com os quadrinhos, e isso NÃO é um problema.


undefined on Disney Video

Lembra quando comecei o texto falando de gêneros cinematográficos? Homem-Formiga nos trouxe um filme de assalto. Para quem não conhece o termo, já deve ter visto isso em filmes como Onze Homens e Um Segredo ou Missão Impossível: filmes onde há uma missão de invasão e resgate de algo, geralmente em equipe, e essa equipe centraliza a atenção no roteiro. Homem-Formiga é isso. Uma missão de resgate que ganha um ingrediente a mais – os poderes de diminuição do herói. Você fica preso não só pela nova situação nesse tipo de filme, mas pelo elenco que é muito carismático e funciona bem. A comédia está bem inserida no filme.

Homem-Formiga é um dos poucos filmes da Marvel que mantêm a vocação para entretenimento casual sem parecer que não chegam em lugar nenhum. Não é o melhor filme do estúdio, mas nem de longe é a bomba que estavam esperando. Divertidíssimo, descontraído, cria ligações com o universo Marvel nos cinemas mas não depende delas. Tudo acontece dentro do seu próprio universo – ou micro-universo, como mostra bem a luta final. Ótima surpresa do ano e vale seu ingresso!

O que o Homem-Formiga pode ensinar para seu filho

Nota da Editora: tem texto na Disney Babble sobre o que o Homem-Formiga pode ensinar para seu filho.

“Acredito que todos merecem uma chance de redenção. Mas precisamos lutar por isso.”

Leia também: Universo Marvel na NetflixO que Vingadores: Era de Ultron tem de diferente?Os heróis negros e a identidade étnicaDemolidor e os filmes acessíveis para deficientes visuais, James Bond é garanhão, Viúva Negra é vadiaCadê o espaço para as piadinhas de irmãos? (da confusão dos irmãos adotivos no filme Vingadores)X-Men Origins: Wolverine.


Estatísticas