bem estar / destaque / sustentabilidade

previsao do tempo

Tanto reclamamos, mas finalmente o verão está chegando no sudeste. Aqui em São Paulo, depois de um vai-e-vem de calor e frio, nos últimos dias está firmando o tempo e o calor prevalece. Nestes dias é impossível não lembrar do conselho que ouvi sempre do meu pai: tem que tomar água para não ter insolação.

Mas sabem que a hidratação vai além de simplesmente tomar água?

hidratacao agua cristal

Para minha sorte e alguns felizardos, estaremos reunidos nesta quarta-feira para ouvir um especialista no tema, o professor-titular de Nutrição da Universidade de São Paulo (USP), Antonio Herbert Lancha Junior. Ele afirma que podemos nos reidratar ingerindo muitos líquidos, não só a água, defendendo a tese de que todas as bebidas são importantes para a hidratação do organismo, especialmente no verão e inclusive as que contêm açúcar e/ou carboidrato.

Polêmico?

Pois Lancha, professor livre-docente em Nutrição Aplicada a Atividade Motora pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, vai além nesta colocação:

“Quando consumimos um suco ou um refrigerante, por exemplo, também estamos hidratando o corpo. A glicose presente nessas bebidas vai ser incorporada ao tecido muscular e ajudará a potencializar a hidratação.”

20131204-020555.jpg

Eu já sei que vou me identificar positivamente com sua exposição, pois sou daquele tipo de pessoa que bebe água sem pensar, a toda hora, antes de sentir sede. Para mim a fala do Dr Lancha de que “assim como o oxigênio, a água desempenha papel vital no organismo e não se deve esperar para sentir sede para beber e manter o organismo hidratado” cai como uma luva. Obedeço cegamente.

Lactante, sou dos casos que precisam de atenção redobrada com a hidratação, né? Afinal, eu é que garanto parte da hidratação da minha filha de 7 meses .

E quem está fazendo dieta precisa ainda mais!

“Para quem quer emagrecer, a ingestão de líquido é muito importante, porque a quebra da gordura no organismo é feita por um processo chamado hidrólise (lise=quebra; hidro=água), que depende diretamente da água. As pessoas querem emagrecer, perder aquela gordurinha para o verão, mas não dão importância à hidratação. Ao não consumir líquido, o indivíduo limita a quebra de gordura corporal.”

Dr Lancha explica que a hidratação do organismo não significa que haverá quebra de “mais gordura do que sua capacidade”, mas o limite de competência e que, quando não se hidrata adequadamente, a quebra ocorre abaixo do seu potencial.

E a desidratação é muito séria para o organismo!

“No caso da desidratação, há influência no raciocínio, por isso a ingestão de líquido é essencial para quem desempenha atividades intelectuais em sua rotina, e não só para aqueles cujas atividades exigem esforço físico. Se a pessoa não se hidratar ao longo do dia, aquela tarefa que era realizada com facilidade de manhã fica mais trabalhosa, ou seja, se cansa mais para fazer a mesma coisa.”

Se pela manhã o tema hoje é Hidratação e os blogueiros da rede Viva Positivamente estão reunidos num dos encontros de saúde e qualidade de vida que a Coca-Cola Brasil para conversar com Dr. Antônio Herbert Lancha Jr, à tarde o papo promete ser mais científico, com a presença de Ilton Azevedo, diretor de Assuntos Regulatórios e de Meio Ambiente da Coca-Cola Brasil e presidente do Comitê Científico do Prêmio Pemberton.

Angela Soares, Gerente de Comunicação em Saúde e Bem Estar da Coca-Cola Brasil, e Ilton Azevedo, Diretor de Meio Ambiente e de Regulamentação da divisão Brasil da The Coca-Cola Company

Angela Soares, Gerente de Comunicação em Saúde e Bem Estar da Coca-Cola Brasil, e Ilton Azevedo, Diretor de Meio Ambiente e de Regulamentação da divisão Brasil da The Coca-Cola Company na premiação.

O Prêmio Pemberton faz parte da Viva Positivamente, Plataforma de Sustentabilidade da Coca-Cola Brasil, e está alinhado ao pilar Vida Saudável. É mais uma das iniciativas da companhia, que tem como objetivo incentivar e promover pesquisas científicas com foco em bem-estar e nos requisitos para uma vida saudável, como os benefícios da alimentação equilibrada, da hidratação e da prática de exercícios físicos.

Quer entender como e por que este e outros blogs fazem parte deste projeto de práticas sustentáveis e positivas?
Veja aqui.

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas