“Quando a gente ama, claro que a gente cuida”… #FazBemPraPele

[update]
A vencedora do sorteio, feito por random.org, é Vivian Freitas.

Aguardamos seu endereço para envio.
[/update]

“Quando a gente ama, claro que a gente cuida”…

Esta música de Caetano, que foi tema de novela quando eu morava no exterior e matava a saudade do Brasil com a assinatura da TV brasileira, me vem à mente sempre que penso na condição básica do afeto: cuidar.

Na mesma época eu engravidei e passei a ter novos cuidados com minha pele. Morar no Oriente me ensinou muito sobre meu tipo de pele – mais espessa e oleosa do que a do meu marido, que é descendente de hibéricos – mas não 100% oriental, visto que tenho 50% de sangue germânico. Esta mescla sempre gerou confusão nos cuidados com minha pele, mas, felizmente, minha mãe me apresentou sua esteticista quando minhas primeiras espinhas começaram a sair e com ela eu aprendi muito sobre os cuidados com a pele do rosto, do colo e das mãos.

Uma das coisas que Clara, que também era oriental, me ensinou e que reforcei muito quando morei em Tóquio foi que devemos proteger a pele quando ficamos expostos ao sol por muito tempo. O filtro solar me acompanhou por toda vida e nas gestações reforcei os cuidados, mas, quando voltei ao Brasil, me ressenti muito da falta de cremes hidradantes adequados para minha pele mista. Ao mesmo tempo, buscava cremes com “menos perfume de mulher” para cuidar da pele do Gui, que, apesar da barba, tem uma pele clara super delicada e ressecada.

Uma década se passou e hoje relembro dos cuidados com a pele adolescente com meu filho, que, aos 12 anos, está começando a mostrar sinais de oleosidade que podem levar à acne. Além disso, minhas buscas pessoais são por cremes que cuidem da minha pele e do Gui, evitando o envelhecimento sem deixar resíduos nem sobrecarregar o organismo com substâncias que nós, leigos, costumamos desconhecer. Retinol, silício orgânico, compostos que evitam a ação dos radicais livres, ácido hialurônico… quantas siglas e nomes para cuidar bem da pele!

hidrafil - foto do blog Coisas de Diva
Crédito da foto: blog Coisas de Diva

Pude tirar minhas dúvidas sobre estas e outras substâncias num encontro com especialistas dos Laboratórios Stiefel, que produz dois produtos para os cuidados cotidianos da pele do rosto: Hidrafil® Loção Facial e Hidrafil® Gel Facial. Ganhei os produtos, ambos hidratantes com textura leve e não oleosa, que também protegem a pele dos raios UV e do fotoenvelhecimento, além de conter silício orgânico, que aprendi que atua como protetor das fibras elásticas da pele. Atendendo ao meu desejo de cuidar da pele sem deixar de caminhar ou usar bike (o que me expõe ao sol), os produtos contém dois filtros solares com fator de proteção solar UVB (FPS) 20 e UVA++.

Vale lembrar que a pele exposta no cotidiano – rosto, braços, colo – tem idade diferente das regiões que nunca tomam sol. Segundo o dermatologista pesquisador dos Laboratórios Stiefel, o excesso de sol também tem seu ônus e na área de beleza e estética não adianta fazer tratamentos se não usar proteção solar diariamente.

Devemos tomar sol sim, mas com moderação, pois ele é responsável por até 80% do envelhecimento precoce. Ele converte vitamina D na forma ativa, que culturalmente deixa a pele mais bonita, mas também favorece o fotoenvelhecimento (assim como o fazem a poluição, o cigarro, a bebida alcoólica, a alimentação ruim e o estresse).

Mas não é só o sol a pino que prejudica a pele. Estudos se voltam para os efeitos da chamada “luz visível” (a luz de ambientes internos), que favorece pigmentação da pele que envelhece. Por isso, cuidados simples, quando incorporados ao dia a dia, podem transformar a pele, devolvendo a ela luminosidade e beleza, e principalmente, protegê-la de agressões externas. Seja qual for o seu tipo de pele, cuidados com a hidratação fazem toda a diferença.

Então sempre relembrar dos cuidados diários com a pele.

Por que e como cuidar da pele:

  • A pele protege, regula temperatura corporal, tem órgãos excretores, transmite sensações e é esteticamente importante. Representa 16% do peso corporal e é o maior órgão do corpo.
  • Para uma pele equilibrada temos que ter cuidados diários, limpando, tonificando e mantendo equilíbrio. Retirar oleosidade excessiva e impurezas, resíduos de maquiagem, poluição e células mortas.
  • Os agentes de limpeza não devem promover ressecamento ou acentuação de rugas. Uma pele desidratada poderá evitar o aparecimento de rugas.
  • A tonificação remove resíduos de impurezas e excesso de oleosidade que o sabonete não retirou. Este processo remove resíduos de maquiagem, promove redução de poros, limpa sem ressecar e prepara a pele.
  • A hidratação melhora a maciez, textura e flexibilidade, criando uma barreira protetora contra agressores externos.

Valeu o esforço para relembrar do valor de cuidar da pele, limpando-a e hidratando-a duas a três vezes ao dia? Tenho feito uso dos produtos Hidrafil que ganhei no encontro com os especialistas e também cuidado dos meus queridos com a linha de gel, sentindo resultados ótimos.

E claro que não deixaria os leitores sem este carinho, né? Vou presentear para um dos comentaristas deste post um kit com Hidrafil® Loção Facial e Hidrafil® Gel Facial. Para participar basta comentar este post até o dia 30/09, domingo, e torcer para ser o escolhido!

Saiba mais sobre a marca e sua linha de produtos no Facebook e Twitter.

[update]
Brinde entregue!
“@vihfreitas: Kitizinho @linhahidrafil que ganhei no @avidaquer da @samegui <3 http://t.co/VQFjj8m”[/caption] [/update]

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook