a vida quer

   
Você concorda?
Um estudo realizado na Universidade Duke (EUA) sugere que os filmes da Disney tratam a desigualdade como se fosse uma coisa boa. A pesquisa conduzida pela socióloga Jessi Streib indica que “esses filmes extremamente populares que encantam crianças com contos mágicos sobre amor, lealdade, riquezas e felicidade retratam a desigualdade de classes de uma forma que pode ser prejudicial”.

Os pesquisadores avaliaram 36 blockbusters da Disney – desde Branca de Neve e Mary Poppins até Aladdin – e analisaram os personagens de forma a identificar as classes sociais que eles representavam e se escalavam a escada social ou caiam dela. 

 

Branca de Neve e os Sete Anões

 
Entre os 67 protagonistas analisados, 38 foram considerados de classe alta e classe média. 

Somente 11 deles foram identificados como de classe trabalhadora e o resto de classe mais baixa, de acordo com os padrões contemporâneos.

 

Cena de A Princesa e o Sapo

 
Eles chegaram à conclusão de que os filmes analisados apresentam uma visão idealizada das classes sociais, por vezes focando em personagens que, depois de seguir as regras e trabalhar muito, conseguem subir na pirâmide das camadas sociais. 

Jessi Streib alerta:

“O principal foco é o fato de a desigualdade ser retratada como uma coisa boa. Ser pobre não é um problema. Ser da classe trabalhadora vai te fazer feliz. Qualquer um que quiser pode seguir adiante, e for ambicioso, além de ser uma boa pessoa, conseguirá. E os ricos ajudam todo mundo sem reclamar. Obviamente o mundo não funciona bem assim.”

O estudo (em inglês) está aqui.

The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas