Headhunters nas redes sociais

Quando eu estava na faculdade, confesso, mal sabia o que era headhunter. A ideia que me passava, no sentido literal de um “caça-cabeças” me parecia algo no melhor estilo “Fantástico mundo de Bob”, com cara de ogro e uma boca parecida com os monstros das “Crônicas de Spiderwick”. (brincadeira, claro!)

Há tempos descobri que estes caras não deixam de ser monstros, mas em outro sentido bem mais positivo.

“Headhunter ou caça-talentos é uma pessoa ou um grupo de pessoas ou empresas especializadas na procura de profissionais talentosos ou gestores de topo. A remuneração de um headhunter é geralmente uma percentagem do salário anual inicial do indivíduo recrutado. A sua participação nos processos de recrutamento pode ser importante quer para o candidato, quer para a empresa recrutadora, pela análise e identificação concreta das necessidades desta última.”

Fui convidada a conhecer e divulgar o processo seletivo que uma das maiores empresas brasileiras está fazendo. Aceitei de cara porque conheço o trabalho que fazem com trainees por ter acompanhado o período em que minha prima Taís esteve numa das unidades da empresa. Confesso que o formato que será utilizado no Trainee Ambev 2010 também me animou, pois é focado em redes sociais. Um hotsite vai nortear o processo seletivo, ao mesmo tempo em que no Linkedin (rede social focada em networking corporativo, da qual participo e que já me rendeu excelentes contatos profissionais) um “perfil headhunter da AmBev entrará em contato com estudantes e recém-formados das principais universidades do Brasil.

No blog cinco jovens narram a experiência – e a expectativa – de fazer parte do programa de trainee, mostrando perfis de fácil identificação e utilizando uma linguagem que aproxima o leitor da realidade vivida por quem está nesta fase de buscas e escolhas. Afinal, buscamos um bom trabalho e as empresas pelas quais passamos, mesmo que no começo da carreira, serão um mapa da nossa vida profissional e poderão depor a favor – ou contra – nosso perfil no futuro.

O processo seletivo para o programa de Trainee AmBev 2010 é realizado em diversas cidades do Brasil, mas, com o apoio da tecnologia, jovens de todo Brasil poderão participar da primeira parte da seleção, pois inscrição e provas são realizadas eletronicamente via web e fica a critério do candidato escolher qual em qual cidade fazer as etapas presenciais.

Você não vai ficar fora desta, não é? E se tiver uma pessoa próxima graduada até junho de 2007 ou com formatura programada para uma data até dezembro de 2009, com fluência em inglês, conhecimento de informática e disponibilidade para se deslocar/residir em outros estados, que tal avisar a ele? Pode ser o bom começo de carreira que todos buscam!

🙂

artigopatrocinado


Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook