A diversão vai ser se achar “ali” #todomundo #vivapositivamente

Ninguém discute que os comerciais da Coca-Cola estão sempre entre os melhores. Nos eventos esportivos há uma nova tradição, que é a da música tema (eu gosto da canção da Gaby Amarantos) que “pega” tanto ou mais do que a canção oficial. Mas a Copa tem mais e dentre as novas ações de marketing, uma delas é uma mostra do nosso mosaico social.

No meio das decepções e emoções da abertura da Copa, no dia 12 de junho, uma ação como esta ficou meio “perdida”, mas merece destaque.Usando a tecnologia do “fotomosaico” (uma foto formada por pequenas imagens), os rostos de torcedores de 207 países ganharam o gramado da Arena Corinthians antes do jogo de abertura no “Bandeirão de Todo Mundo”. A versão brasileira é a maior bandeira de Photomosaic® produzida digitalmente e faz parte da campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo da FIFA 2014TM“A Copa de Todo Mundo”.

Gostei de ver, no vídeo, como reuniram com tecnologia nova e antiga (a costura!) mais de 200 mil imagens de torcedores no Bandeirão para recriar um design exclusivo produzido digitalmente pelo artista brasileiro Speto, em colaboração com o artista argentino Tec, produzida digitalmente por Robert Silvers, o inventor da tecnologia de fotomosaico.

Nos últimos meses, Silvers recriou o design da bandeira colorida com fotos de torcedores postadas em www.happinessflag.com e enviou o produto finalizado, seção por seção, para o Rio de Janeiro, onde foi impresso. A versão digital da bandeira ficará disponível no mesmo site, no qual é possível passar o mouse pelo mosaico para explorar as fotos. Os torcedores que enviaram fotos receberão um link para ver exatamente onde estão na bandeira e no campo.

Formada por 192 painéis de náilon impressos, a bandeira foi costurada para produzir uma épica obra de arte de 3.015 metros quadrados, cobrindo quase a totalidade do campo de jogo.

A campanha da Coca-Cola para a Copa do Mundo da FIFA 2014™, A Copa de Todo Mundo, celebra o espírito inclusivo compartilhado pela Coca-Cola, pelo futebol e o país sede, o Brasil. O Bandeirão de Todo Mundo ė o ápice perfeito, ao trazer a campo, ao mesmo tempo, pessoas de 207 países para participarem da Copa do Mundo da FIFA 2014™.

 

O artista Speto compartilhou em sua fanpage momentos da execução do projeto, como este da foto. Clique na imagem para ver o álbum completo.

Speto, que também criou o conceito visual da Coca-Cola para a Copa do Mundo da FIFA 2014TM,  contou que reuniu Brasil e Argentina porque apesar da rivalidade histórica no futebol, “na arte seremos parceiros”. E esse projeto ė justamente sobre isso: ‘O ápice em uma bandeira’”, disse,  numa referência ao icônico anúncio da Coca-Cola, de 1971, em que um coral de jovens se reúne no topo de uma montanha da Itália para cantar.

(Tá, o mundo é outro, não somos mais tão lindamente hippies e crédulos, mas o clima positivo merece destaque!)

Para quem não sabe…

A Coca-Cola tornou-se parceira oficial da Copa do Mundo da FIFA™ em 1974, mas marca presença no mundial desde 1950 com anúncios nos estádios do evento e patrocina o FIFA Trophy Tour™ desde 2006, oferecendo a consumidores no mundo inteiro a oportunidade de ver ao vivo a taça mais cobiçada do planeta. Em novembro de 2005, a FIFA e a Coca-Cola Company prolongaram a antiga parceira por mais 16 anos, de 2007 a 2022, apoiando não só a Copa do Mundo, como a extensa gama de torneios organizados pela FIFA ao redor do mundo, entre eles a Copa do Mundo da FIFATM, Copa do Mundo Feminina da FIFA, Copa do Mundo Sub-20 da FIFA, Copa do Mundo Sub-17 da FIFA, Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA, Copa do Mundo de Clubes da FIFA, FIFA Interactive World Cup, Copa do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA, Copa do Mundo de Futsal da FIFA e Copa das Confederações da FIFA.

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Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.