A democratização do streaming em vídeo #100hangoutsonair

“Da série Mídias Sociais Para Sua Mãe, este post fala sobre a rede social Google+.
Se você ainda não a usa, leia primeiro o texto Google + e a privacidade – muitas perguntas e a expectativa de respondermos juntos

hangouts do Google plus faça o seu é facil

Há alguns anos, num dos famosos encontros com presidentes de empresas de mídia do Brasil (os Cafés com Blog, organizados pela Bites), eu ouvia com um certo desconforto se referirem aos blogueiros como especialistas amadores.

O termo vinha da ideia de que os blogs refletiam os hobbies ou interesses secundários da vida de seus autores e, por isso mesmo, raramente traziam conhecimentos efetivos, sendo seus conteúdos resultados de informações colhidas fora das instuições de ensino e  por isso consideradas especialidades de amadores.

Cinco anos depois, muitos de nós teve tempo de se aperfeiçoar (na Academia ou na prática) e já possam de especialistas de fato. A mãe que concede entrevista ao falar sobre birra ou segurança na web pode não ser uma piscoterapeuta ou psicóloga, tampouco especialista em segurança de redes, mas já deixou de ser apenas a personagem da matéria com um problema que o jornalista leva para o especialista (diplomado) responder.

Com a novidade dos vídeos em streaming vejo que passaremos a um novo estágio nesta transmissão de conhecimento, tanto por parte dos especialistas quanto dos amadores.

O Google está “liberando” para todos a opção de streaming coletivo do seus Hangouts (aqueles que foram usados para webinar ou conferência pública por celebridades como Barack Obama, Will.i.am e até a brasileira Marisa Monte ou marcas como Coca-Cola) e esta opção pode trazer à tona muitos talentos desconhecidos.

É fácil ver vantagens para as celebridades, mas o que os blogueiros ganham com isso?

  • Transmitir ao vivo e publicamente. Ficou fácil transmitir, sem precisar de recursos técnicos que exigem aporte financeiro ou grande conhecimento técnico. Isso quer dizer o recurso está democratizado. Basta marcar a opção “ativar Hangouts On Air” e, já dentro do hangout, quando estiver pronto, aperte o botão “iniciar transmissão” e o hangout passará a ser transmitido ao vivo para o mundo inteiro – pelo perfil do Google+ e o canal do YouTube. Há a opção “embedar”, que permite incorporar o vídeo ao vivo do YouTube em seu site ou blog.
  • Descobrir sua audiência. Durante a transmissão, você pode ver exatamente quantas pessoas estão te assistindo ao vivo, exatamente no instante em que você estiver olhando. Uma das vantagens do Google+ (que as páginas de Facebook também têm) é de conhecer a audiência, saber, por exemplo, se falamos com mais homens ou mulheres, qual a idade deles e etc.  Isso permite produzir um conteúdo muito mais próximo daquilo que o leitor busca. 
  • Gravar e compartilhar com quem perdeu. Quando sua transmissão terminar, o YouTube faz um upload automático da gravação do seu Hangout On Air para o seu canal do YouTube e coloca esse vídeo no seu post original do Google+. Creio que teremos aí muitas transmissões de eventos, de shows, de mil coisas que não necessariamente seria públicas, mas ainda assim a ideia é excelente e cabe a nós fazer bom uso e criar regras legais para que os amigos não saiam por aí transmitindo todos os nossos passos. E vale muito porque fica fácil compartilhar e comentar o hangout com quem perdeu a transmissão ao vivo.

Fui informada pela equipe do Google Brasil de que para divulgar essa funcionalidade para todos os usuários, teremos 100 Hangouts On Air em um só dia com “personalidades” brasileiras, figuras públicas que são famosas na web (mas não só nela) falando de música, humor, gastronomia, esporte, tecnologia, etc.

Ficou curioso? Eu fiquei!

Pretendo acompanhar o Google+ durante todo o dia amanhã (15/05/2012) acompanhando as transmissões. E deixo aqui também uma dica para quem é blogueiro e está em dúvida sobre o uso das ferramentas: experimentem. Eu tenho usado o Google+ diariamente e ele não é um Orkut, tampouco um Facebook, mas uma rede diferente que tem sido bastante interessante para receber informações (é legal “assinar” assuntos) quanto para conversar com outros amigos que estão online lá e para divulgar links e ideias.

E para a “patrulha” que acha que quando a gente fala de uma marca só está fazendo publieditorial, uma informação: este universo cresce em todas as redes.

Na semana passada acompanhei o lançamento do produto de uma startup brasileira – a VTX – que criou um aplicativo para usuários do Facebook fazerem transmissões em tempo real de vídeos (algo bem mobile, no estilo Twitcam). Para usar o MyEyes basta instalar o app no Facebook e/ou no Android e Windows Phone e clicar em “Iniciar transmissão” (na web) ou no botão REC, no celular. Não testei (a versão para iOS, o sistema operacional dos iPhones/iPads/iPods atrasou), mas a empresa garante que em instantes, o vídeo aparece em sua página no FB, e seus amigos podem assistir ao vivo, curtir e comentar. Encerrado vídeo, as imagens permanecem na Linha do Tempo.

E aí, pensou em projetos legais para você criar usando estes sistemas de streaming ou quem sabe optará por migrar suas ideias já consolidadas em Twitcam e outros formatos para novos espaços? Se você criar, não deixe de me contar aqui, tá?

Beijos e boa sorte!

P.S. A equipe de divulgação do Google Brasil gentilmente me avisou de algumas atividades focadas no universo das mães para os 100 Hangouts On Air desta terça: a revista Crescer vai convidar uma grávida famosa para falar como anda a gravidez dela e os cuidados que ela está tendo, a apresentadora de TV Chris Flores vai falar sobre maternidade com blogueiras convidadas e a revista Pais e Filhos conversará com o público tirando dúvidas.

[update]

Veja alguns dos vídeos que resultaram do #100ahngoustonair:

#366 Músicas (@nickellis)

Feira Moderna (@largman):

Pensar Enlouquece (@inagaki)

[/update]

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook