Dia Mundial de Lavar as Mãos #handwashingday

global handwashing day

Quando a gente enfatiza a importância e valor de lavar corretamente as mãos, muita gente torce o nariz e simplesmente muda de assunto. Trocar a página da revista ou jornal, fechar a janela do website ou blog ou deixar a TV ou rádio mudos quando este assunto surge, pensando que na sua família este problema está resolvido, é uma forma de lidar com a questão, mas certamente que não é a melhor.

Já comentei aqui, num post sobre vacinas, porque precisamos manter as crianças protegidas de vírus e bactérias, criando um ambiente seguro para todos. Da mesma forma que a carteirinha de vacinação em dia ajuda a manter o ambiente escolar seguro, apoiar e divulgar campanhas para ensinar as famílias a cuidarem da higiene cotidiana preserva a saúde da comunidade como um todo, preservando nosso maior bem, a saúde de quem amamos.

Você pode pensar que sua criança está segura na escolinha, seu bebê na creche, mas a verdade é que desde que saíram a sua barriga eles estão em contato com o mundo (na verdade mesmo na barriga eles estavam vulneráveis às bactérias da mãe, mas isso é outro papo!) e ao preservar a saúde de todos você cuida dos seus queridos.

E temos muito  fazer!

“Todos os anos, 2 milhões de crianças no mundo morrem antes de completar 5 anos por causa de doenças que poderiam ser prevenidas com uma atitude simples e barata: lavar as mãos com sabonete.”

Foi para conscientizar o mundo desta realidade que nos assola, em pleno século XXI, que em 2008 surgiu o Dia Mundial de Lavar as Mãos (Global Handwashing Day), data atualmente celebrada em mais de 100 países. O @avidaquer estava lá no lançamento desta campanha no Brasil, a convite de Lifebuoy (da Unilever) e de entidades como o Unicef (Fundo das Nações Unidas Para a Infância). Acompanhamos a campanha global com atenção e ficamos felizes por saber que ela já atingiu mais de 125 milhões de pessoas com a mensagem da importância de lavar as mãos.

contei aqui como surgiu o sabonete bactericida, lembram-se? Pois esta preocupação com a saúde das famílias é motivo de ações há mais de 70 anos com atividades educacionais em escolas de países como África do Sul, Indonésia, Paquistão e Índia. Apesar dos avanços sociais e econômicos do Brasil, o semiárido brasileiro ainda precisa de ajuda para alcançar condições mínimas de higiene e por isso há necessidade de conscientizar as pessoas sobre a importância de lavar as mãos com água e sabonete para obter uma vida mais saudável por aqui também.

Pouca gente sabe, mas Lifebuoy atua em parceria com a Pastoral da Criança, governos e ONGs para melhorar os hábitos de higiene de famílias brasileiras nestas regiões necessitadas, bem como para reforçar estes hábitos cotidianos nas cidades. A meta é conscientizar 1 bilhão de pessoas no mundo para melhorar seus hábitos de higiene até 2015, prevenindo doenças como diarreia e pneumonia com uma atitude simples: lavar as mãos com sabonete.

Dia 15 de outubro é Dia Mundial de Lavar as Mãos, um hábito simples e poderoso capaz de salvar vidas.

Seja um embaixador desta causa: assista e compartilhe o vídeo www.youtube.com/helpachildreach5

20131007-144255.jpg

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.