cidadania / sustentabilidade

haddad2

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), recebeu nesta quarta-feira (30) o prêmio “Desafio dos Prefeitos” e ganhou US$ 5 milhões para investir em um projeto de agricultura familiar em Parelheiros, na Zona Sul da capital.

A iniciativa é organizada pela Bloomberg Philanthropies, coordenada pelo ex-prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg. A competição teve inscrição de 290 cidades em 2016 e premia as melhores iniciativas municipais que promovam o desenvolvimento urbano sustentável nas cidades.

Agroecologia local

O projeto Ligue os Pontos fomenta a agricultura agroecológica local em áreas de proteção de manancial, utilizando a tecnologia como ferramenta de integração entre agentes, políticas públicas e oportunidades de um mercado cada vez mais importante.

Utilizando a tecnologia como ferramenta de integração e coordenação de iniciativas existentes e informações, o projeto fomenta a cadeia de valor da agricultura local. Conectando o potencial produtivo do território rural à dinâmica da maior economia urbana brasileira, criando ligações sustentáveis, de forma que os cidadãos locais possam se valer disso. Estimulando uma economia verde consistente, evitando que as áreas cultiváveis sejam tomadas pela urbanização informal e colocando em risco a segurança hídrica da cidade.

A agricultura é uma alternativa sustentável para essa área — em especial a agroecológica —, mas ela não gera valor suficiente para que o produtor desconsidere a venda para os loteadores ilegais.

São Paulo tem enfrentado um grave problema de abastecimento nos últimos anos. O grande manancial no Sul da cidade, que fornece água para mais de 5 milhões de pessoas, está em risco devido ao crescente nível de contaminação.

“O projeto apresentado por São Paulo busca multiplicar por três vezes a renda de famílias em situação de grande vulnerabilidade social, inserindo-os na cadeia produtiva agrícola de uma metrópole com 22 milhões de habitantes. Este projeto é uma simples plataforma de encontro entre produtores e consumidores e oferece ao poder público municipal uma preciosa ferramenta de articulação de ações setoriais para formular políticas públicas integradas”, disse o prefeito.

Você pode gostar também de ler:
Estamos no SESC e lembrei de muitas famílias leitoras. Inscrevemos os meninos no Curumim que
Já ouviu falar do conceito “Design de energia”? https://www.youtube.com/watch?v=4q8ugvNZyrM   O programa Shizen Global Talent
Nasci em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, região linda do Paraná. E eis que eu,
Você é daquele tipo de consumidor que baseia suas escolhas em valores? Eu sou. Se
Para começar: você sabe o que é um hostel? Um hostel (sinônimo de albergue) é um
The following two tabs change content below.

Christina Santos

Christina Santos, química, com especialidade em pesquisa e desenvolvimento de cosméticos, adora gatos e pipoca e tem grande interesse em meio ambiente, e sustentabilidade corporativa.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas