cidadania / destaque / empreendedorismo

Só se fala de Copa do Mundo e é complicado fugir do tema, que permeia as ações – e até as inações, pois muita coisa vai ficar em stand by até o final do megaevento esportivo – por todo país.

Uma das principais é a chegada (e saída) de turistas.

Eu estava em Brasília nesta terça-feira para outro evento, mas acompanhei também o lancçamento do Guia do Consumidor Turista, um material criado para orientar os turistas estrangeiros e brasileiros sobre seus direitos em relação a transportes, pacotes de turismo, hospedagem, telefonia, alimentação e lazer.

O governo quer que as empresas garantam ao consumidor informações claras sobre os produtos. Também está preocupado com a proteção contra publicidades enganosas ou abusivas e a prevenção da saúde e segurança dos turistas. Outro tema em destaque é a acessibilidade, reforçando que “estabelecimentos hoteleiros, de alimentação e de lazer devem garantir o acesso de pessoas com deficiência de acordo com a legislação específica”.

Há também um reforço acerca da contratação de produtos e serviços fora do estabelecimento comercial (pela internet ou por telefone, por exemplo), situações nas quais o consumidor tem o direito de se arrepender em até sete dias após a contratação sem qualquer ônus ou cobrança.

O guia será em três idiomas (português, inglês e espanhol) e será distribuído nas 12 cidades-sede da Copa 2014, nos aeroportos, Procons, além de estar disponível no site do Ministério da Justiça. 

Durante a cerimônia no Ministério da Justiça, aconteceu também o lançamento do Centro Integrado de Proteção ao Consumidor. A iniciativa é uma parceria entre diversos órgãos do governo federal – Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e ministérios da Saúde, dos Transportes, do Turismo, da Embratur e a Secretaria de Ação Civil, além de outros órgãos públicos e de defesa do consumidor. Com ele espera-se resolver com mais rapidez problemas com malas extraviadas, hospedagem, alimentação, ingressos, telefonia e internet móvel, conflitos de consumo comuns e que que serão resolvidos pelo Centro Integrado de Proteção, com o apoio dos Procon’s.

Veja o Guia aqui e faça download para seu tablet ou computador aqui.

Você pode gostar também de ler:
Desde que fiz meu primeiro detox digital, num verão há alguns anos, eu tenho descoberto
Eu vi nascer o Fórum Cristão de Profissionais. Estava no culto num domingo em que
vait_mcright / Pixabay Sempre acreditei na vida junto. Nada do que
“Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro que deixa
Participei do COLab, o Laboratório de Convergência Audiovisual, que reuniu na Unibes Cultural interessados na
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook

SEO Powered by Platinum SEO from Techblissonline Estatísticas