Sem categoria

Você já prestou atenção nas árvores que ficam no meio do estacionamento do aeroporto de Guarulhos?

Outro dia fomos buscar minha mãe no aeroporto e ouvimos muitos pássaros cantando lá. Meu esposo começou a contar para ela que ouviu um pesquisador explicar que estudou lá, naquele capão, o comportamento das espécies de aves presentes.

Sabem por que? 

É uma área de reflorestamento feita com árvores nativas da região e eles estão estudando duas coisas: (1) se com o plantio das árvores da região os pássaros nativos voltariam e (2) como eles se comportariam no local.

Vou buscar os resultados dessa pesquisa, mas só por ver que algo assim acontece pertinho de mim já fiquei feliz.

Vamos reflorestar o Brasil com árvores nativas de cada região?

Veja neste guia gratuito que você pode baixar em formato ou consultar na internet e leve essas ideias para os gestores da sua cidade, bairro, condomínio… 

  
GUIA DE ÁRVORES COM VALOR ECONÔMICO. Autores: Arnaldo Carneiro Filho, Eduardo Malta Campos Filho, Paolo Alessandro Rodrigues Sartorelli. Publicada em Fev/2016. 

✔️Este guia serve como orientação para as estratégias de restauro florestal, sugerindo o plantio de árvores nativas, distribuídas em 109 diferentes espécies, que tenham viabilidade econômica reconhecida. 

✔️Também tem por objetivo solucionar os problemas legais com Reserva Legal em propriedades rurais na Mata Atlântica e no Cerrado.

✔️O guia tem um formato editorial interessante, com fotos, ilustrações e conteúdo detalhado. 

✔️Oferece fácil leitura e visualização, favorecendo a consulta rápida, como índice por nome popular e capítulos por velocidade de crescimento. 

Cada árvore ocupa uma página, contendo as informações mais relevantes, como: bioma original; indicações de plantio (formas de plantio, tolerância a geadas, secas, solos pobres); tipo de uso econômico (madeira, fruta, óleo, resina); tempo para a colheita (ou para as colheitas, caso haja mais de um produto comercializável por espécie); valor atual do produto e estimativas de ganhos por árvores distribuídas no tempo; fotos das árvores com detalhes característicos da espécie (casca do tronco, flor ou fruto), e dos produtos da árvore (madeira serrada, móveis, frutos).

E por que tamanho esforço?

Árvores fixam água no solo, purificam o ar, embelezam o meio ambiente, dão flores, frutos, buscam os pássaros na natureza, geram riqueza. Só isso.


Estatísticas