Guerra de bexigas #BauDeDiversoes

Lembram-se que contei que vamos testar as brincadeiras do Baú de Diversões? Pois nesta semana de garoa em Sampa a gente reviveu uma brincadeira que é das favoritas dos meninos: Guerra de bexigas!

Quando está calor eles curtem porque refresca quando jogam um no outro, mas, nos dias mais fresquinhos, fazem é guerra contra o muro. Apesar de mãe de dois meninos estar acostumada à brincadeira em casa, de curiosidade fui ver o que se dizia lá no aplicativo e descobri que tem regras e tudo mais, ou seja, pode ser uma brincadeira com princípios de organização de equipe, estratégia e um excelente teste para os reflexos.

Como brincar:

  • Reúna as crianças que vão participar e forme dois grupos com o mesmo número de pessoas.
  • Convide os participantes para encherem várias bexigas com água da torneira ou com uma mangueira. Feche cada bexiga com um nó e distribua-as igualmente entre as equipes.
  • É importante combinar um espaço para a brincadeira acontecer. É legal haver algum tipo de obstáculo para os participantes poderem se proteger e se esconder.
  • A guerra é iniciada com um apito, um sinal ou um grito de comando. Aí, as crianças começam a jogar bexigas d’água na equipe contrária. A brincadeira pode ter um tempo determinado ou ser livre.
  • Ganha quem acabar o jogo menos molhado.

E tem brincadeiras parecidas, alternativas ao modelo acima. Uma delas indica formar duas fileiras com o mesmo número de crianças e coloque uma de frente para a outra. Entregue bexigas d’água para todos os participantes de um lado. A ideia é que cada pessoa de um lado jogue a bexiga para a sua dupla do outro lado, que deve tentar pegá-la, sem deixar cair. Quando a bexiga estourar, a dupla sai da brincadeira. Cada vez que um participante conseguir pegar uma bexiga, os dois dão um passo para trás, para deixar a brincadeira cada vez mais difícil. Ganha a última dupla que ficar com a bexiga inteira.

Confesso que, apesar das brincadeiras com os filhotes (nós quatro participando, os filhos, Gui e eu), depois de ler estas sugestões, fiquei com muita vontade de reunir os amigos dos meninos (ou os primos em Curitiba) e fazer uma guerra bem organizada com uma turma grande.

Diversão garantida!

O baú de diversões da NINHO Soleil continua e vale acompanhar as atividades de todas as mães blogueiras que assumiram o compromisso de abrir o Baú de Diversões nas suas casas e contar em seus blogs sobre as brincadeiras nas suas casas. Gisele Barcellos (@kidsindoors), Monica Brandão (@comercrescer), Eliane Ceccon(@1001roteirinhos), Sam Shiraishi (@samegui), Cybele Meyer (@educaja) e Tiffany Stica (@blogdati).

Acompanhe a gente e siga a hashtag #baudediversoes. E não deixe de contar aí nos comentários, no Twitter ou no seu blog quais são as suas atividades favoritas.

Posts relacionados

Você pode gostar também de ler:
The following two tabs change content below.
Quarentona assumida, me sinto uma representante legítima da minha geração e, por que não, um modelo para as mais jovens que desejam envelhecer sem deixar de lado os pequenos prazeres da vida, da comida, da diversão, dos cuidados com a saúde e a beleza, das relações pessoais que fazem tudo valer a pena. Um breve resumo: cristã, jornalista, netweaver na otagai.com.br, blogueira no @avidaquer @maecomfilhos @cosmethica.

Comentários no Facebook